Questão cc80c153-9c
Prova:
Disciplina:
Assunto:
As anomalias cromossômicas podem ser de dois
tipos: anomalias numéricas e anomalias estruturais.
Considerando essas anomalias, assinale a afirmação
verdadeira.
As anomalias cromossômicas podem ser de dois
tipos: anomalias numéricas e anomalias estruturais.
Considerando essas anomalias, assinale a afirmação
verdadeira.
A
A síndrome de Down, causada principalmente
pela trissomia do cromossomo 21, é um exemplo
de alteração cromossômica numérica do tipo
aneuploidia.
B
As anomalias estruturais que envolvem alteração
na estrutura de um conjunto extra de
cromossomo são denominadas de aneuploidias.
C
As anomalias numéricas caracterizadas pela
ausência ou adição de um cromossomo são
denominadas de poliploidias.
D
As anomalias estruturais do tipo poliploidias
identificadas na espécie humana são
espontaneamente abortadas ou têm viabilidade
restrita ao nascer.
Gabarito comentado
Anna Caroline MoraisProfessora de Biologia e Mestre em Biologia Marinha pela UFF
A questão informa que podem ocorrer dois tipos de anomalias nos cromossomos, as anomalias numéricas (mudança na quantidade de números dos cromossomos) e anomalias estruturais (mudança na morfologia dos cromossomos). O núcleo de uma célula é uma estrutura característica dos eucariontes, onde estão os genes responsáveis pelo controle de atividades celulares e pelas características hereditárias dos organismos. Dentro do núcleo estão os cromossomos, que são corpúsculos compactos em forma de bastonetes. Cada cromossomo é classificado de acordo com sua posição (metacêntrico, submetacêntrico, acrocêntrico e telocêntrico - este ausente na espécie humana) e possuem formas e tamanhos diferentes, de acordo com seu cariótipo. Erros durante a divisão celular podem alterar os cromossomos da célula numericamente ou estruturalmente. As alterações numéricas podem ser: euploidia, com a redução ou aumento em toda coleção de cromossomos; e aneuploidia, com o número de certo cromossomo sofrendo alteração para mais ou para menos. As alterações estruturais podem ser: deleção, onde parte de um cromossomo é perdido; duplicação, uma porção repetida de cromossomo, após perda; inversão, porção do cromossomo que se une de maneira invertida; e translocação, passagem da porção de um cromossomo para outro não homólogo. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. São Paulo: Ática, 2011)
Considerando essas anomalias, a opção verdadeira é:
a) A síndrome de Down, causada principalmente pela trissomia do cromossomo 21, é um exemplo de alteração cromossômica numérica do tipo aneuploidia. A trissomia do cromossomo 21 (Down) é o aumento no número de cromossomo específico, classificando a aneuploidia. CORRETA.
b) As anomalias estruturais que envolvem alteração na estrutura de um conjunto extra de cromossomo são denominadas de aneuploidias. As anomalias estruturais causam alteração na morfologia do cromossomo e podem ser deleção, translocação, duplicação e inversão. A aneuploidia é uma anomalia numérica. Incorreta.
c) As anomalias numéricas caracterizadas pela ausência ou adição de um cromossomo são denominadas de poliploidias. A poliploidia é o aumento de determinado cromossomo, como exemplo a trissomia do 21 (Down) e não a sua ausência. Incorreta.
d) As anomalias estruturais do tipo poliploidias identificadas na espécie humana são espontaneamente abortadas ou têm viabilidade restrita ao nascer. As anomalias poliploidias são alterações cromossômicas numéricas, e não estruturais. Incorreta.
Gabarito do professor: Letra A.