Questão ca367495-d6
Prova:UNESP 2014
Disciplina:Geografia
Assunto:Meio Ambiente na Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural

A escassez de recursos hídricos pode ser vista como resultado de um conjunto de fatores naturais e humanos que variam em cada região. No caso da região Sudeste, em especial da região metropolitana de São Paulo, entre os fatores humanos que contribuem diretamente para a restrição da disponibilidade de água estão:

A
a transposição de bacias hidrográficas e o grande consumo agrícola de recursos hídricos.
B
a intensa poluição de rios e lençóis freáticos e o grande consumo urbano e industrial de recursos hídricos.
C
o grande consumo urbano e agrícola de recursos hídricos e a inexistência de infraestruturas de captação, tratamento e distribuição de água.
D
a preservação de vastas extensões de floresta nativa e a transposição de bacias hidrográficas.
E
a inexistência de infraestruturas de captação, tratamento e distribuição de água e a intensa poluição de rios e lençóis freáticos.

Gabarito comentado

Sávia CordeiroMestre em Direito Constitucional (PUC-Rio) e Assessora da Secretaria de Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro
A crise hídrica em São Paulo foi potencializada pelos eventos climáticos extremos, ou seja, a falta prolongada de chuva. Entretanto, percebe-se claramente que isso não foi o principal culpado. Na verdade, há diversos fatores humanos que concorreram para que a crise chegasse a esse nível. Entre eles, está o mau comportamento em relação ao uso da água e do solo. O cidadão brasileiro está acostumado com uma cultura de abundância de água, e não se preocupa com o seu uso sustentável. Verifica-se, nesse sentido, uma concentração do consumo de água na região metropolitana (consumo urbano e industrial) assim como aumento da poluição dos recursos hídricos e do solo.

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo