Questão c21c73a7-c2
Prova:UNESPAR 2016
Disciplina:Literatura
Assunto:Modernismo, Escolas Literárias

Leia o excerto de “A Hora e a Vez de Augusto Matraga”, publicado em Sagarana (1946), de Guimarães Rosa, e ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.

“E, páginas adiante, o padre se portou ainda mais excelentemente, porque era mesmo uma brava criatura. Tanto assim, que, na despedida, insistiu:
– Reze e trabalhe, fazendo de conta que esta vida é um dia de capina com sol quente, que às vezes custa muito a passar, mas sempre passa. E você ainda pode ter muito pedaço bom de alegria... Cada um tem a sua hora e a sua vez: você há de ter a sua.” [p. 356]
[...]
“Quando ficou bom para andar, escorando-se nas muletas que o preto fabricara, já tinha os seus planos, menos maus, cujo ponto de início consistia em ir para longe, para o sitiozinho perdido no sertão mais longínquo [...] que era agora a única coisa que possuía de seu. Antes de partir, teve com o padre uma derradeira conversa, muito edificante e vasta. E, junto com o casal de pretos samaritanos, que, ao hábito de se desvelarem, agora não o podiam deixar nem por nada, pegou chão, sem paixão.
Largaram à noite, porque o começo da viagem teria de ser uma verdadeira escapada. E, ao sair, Nhô Augusto se ajoelhou, no meio da estrada, abriu os braços em cruz, e jurou:
– Eu vou p’ra o céu, e vou mesmo, por bem ou por mal!... E a minha vez a de chegar... P’ra o céu eu vou, nem que seja a porrete!...
E os negros aplaudiram, e a turminha pegou o passo, a caminho do sertão.” [p. 357-358]
[...]
“E o povo, enquanto isso, dizia: – ‘Foi Deus quem mandou esse homem no jumento, por mór de salvar as famílias da gente!...’” [p. 385]
“Mas Nhô Augusto tinha o rosto radiante, e falou:
– Perguntem quem é aí que algum dia já ouviu falar no nome de Nhô Augusto Esteves, das Pindaíbas! [...]
Então, Augusto Matraga fechou um pouco os olhos, com sorriso intenso nos lábios lambuzados de sangue, e de seu rosto subia um sagaz contentamento. [...]
Depois, morreu.” [p. 386]

(ROSA, João Guimarães. Sagarana. Rio de Janeiro: Record, 1984)

A
A narrativa é constituída pela presença constante da religiosidade, vista como a possibilidade de salvação do homem por meio da fé cristã, ou seja, é uma religiosidade marcada por valores ideológicos de uma determinada religião. Tal situação é perceptível na presença do padre e na transformação de Nhô Augusto no herói santificado que salva a comunidade;
B
A narrativa é constituída pela presença constante da religiosidade, vista como a possibilidade de salvação do homem por meio do aperfeiçoamento da consciência individual, ou seja, é uma religiosidade que deve ser pensada para edificar valores como coragem, alegria e amor. Tal situação é perceptível na trajetória de Nhô Augusto em busca da redenção;
C
A religiosidade representada na narrativa está marcada pela presença de Deus em conflito com o hedonismo, que teima em se manifestar. Dessa maneira, a visão de transcendência não constitui necessidade fundamental, pois o vago e difuso religiosismo de Nhô Augusto, expresso na frequente menção a Deus, é mais categoria idealizante ou exclamação de socorro emitida por uma sensibilidade carregada do sentimento de culpa, do que profissão de fé;
D
A religiosidade representada na narrativa está marcada pela busca do apaziguamento, revelada por meio da tentativa de fusão ou identificação do amor humano e do amor divino. Por isso, na trajetória de Nhô Augusto, a ideia central é alcançar o arrependimento, tanto que o tema da morte, igualmente presente, corre paralelo com um intenso impulso de autopunição;
E
A narrativa é constituída pela presença constante da religiosidade, vista como concepção filosófica que preconiza as leis científicas sobre a natureza como válidas. Sendo assim, a trajetória de Nhô Augusto representa a busca do perene humano no drama da existência, mas sem preocupações de ordem transcendente, pois o objetivo é apresentar elementos essenciais e universais da realidade por meio da constituição de uma ação moral.

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