Questão c13c611d-9a
Prova:PUC-GO 2015
Disciplina:Geografia
Assunto:Geografia Política, Geografia Cultural

O Texto 2 nos conduz a pensar em mudanças que podem ser muito rápidas e profundas, como as que a humanidade tem experenciado nas ultimas décadas. O advento das novas tecnologias tem proporcionado não apenas mudanças nas formas de produção, distribuição e comunicação mediadas pelas mídias digitais, mas também uma revolução cultural profunda na vida individual e coletiva das sociedades, que têm reinventado novos meios de comunicação, formas de socialização e de ativismo político online. De acordo com essas afirmações, analise as seguintes proposições:

I-Nas sociedades ocidentais contemporâneas, as novas mídias promoveram, para todas as categorias sociais, a democratização do acesso à cultura e ao lazer.

II-A “Primavera Árabe" foi um movimento social pautado na mobilização política da sociedade mediada pelas mídias sociais, para a derrubada inesperada de um governante autoritário. Esse movimento contribuiu para o aprofundamento democrático.

III-Ações terroristas ancoradas em tecnologias avançadas têm demonstrado que a força armada já não é monopólio dos Estados e seus agentes.

IV-As mídias, devido ao isolacionismo que proporcionam, são indeterminantes na construção da opinião pública, nos valores, nas crenças e nos gostos das pessoas receptoras.

Em relação às proposições analisadas, assinale a única alternativa cujos itens estão todos corretos:

TEXTO 2

                                                   XX

                                        Os Homens

                                         nesta manhã de sangrenta primavera

                                         parecem não mais saber

                                         o que nunca souberam,

                                         que a Vida é para sempre

                                         sã ou demente

                                          tão de repente

                                          tão de repente! 


                        (VIEIRA, Delermando.  Os tambores da tempestade. Goiânia: Poligráfica, 2010. p. 108.)

A
I e II.
B
I e IV.
C
II e III.
D
II e IV.

Gabarito comentado

P
Paula DelgadoMonitor do Qconcursos

Alternativa correta: C — II e III

Tema central: trata-se de Geografia Cultural aplicada às transformações sociotécnicas: como as novas mídias alteram comunicação, ação coletiva e relações de poder.

Resumo teórico (sintético): as mídias digitais reconfiguram espaços públicos e práticas sociais — fenômeno discutido por autores como Manuel Castells (sociedade em rede) e por pesquisadores sobre ativismo digital (ex.: Zeynep Tufekci). Porém, esses efeitos são mediáveis pela desigualdade de acesso (digital divide) e por contextos políticos locais. A tecnologia também difunde capacidades de atores não estatais (grupos terroristas, por exemplo), relativizando o monopólio estatal da força e da informação.

Justificativa da alternativa correta (II e III):

II — Verdadeira: a Primavera Árabe foi fortemente mediada por mídias sociais, que facilitaram mobilização e divulgação rápida; em vários países isso levou à queda de líderes autoritários inicialmente inesperada. Embora os desfechos democráticos tenham sido variados, a proposição foca na mobilização mediada e na queda inesperada — elementos comprováveis (ver Tufekci, “Twitter and Tear Gas”).

III — Verdadeira: ações terroristas e grupos armados usam tecnologia avançada (comunicação criptografada, propaganda online, drones, ciberataques), mostrando que capacidades bélicas e de impacto político não são exclusividade dos Estados. Estudos de segurança e relatórios da ONU e de analistas de terrorismo confirmam essa tendência.

Análise das alternativas incorretas:

I — Falsa: afirma que as novas mídias democratizaram acesso à cultura e lazer "para todas as categorias sociais". É uma generalização incorreta: existe democratização relativa, mas o acesso é desigual por renda, ensino, infraestrutura e região (divisão digital).

IV — Falsa: diz que as mídias são "indeterminantes" na construção da opinião pública. Na prática, mídias moldam valores, crenças e gostos (são determinantes — embora mediadas por fatores sociais, políticos e econômicos). A proposição minimiza seu papel, portanto está errada.

Estratégia de prova: atenção a termos absolutos ("todas", "indeterminantes", "para sempre") — geralmente indicam itens falsos. Busque distinguir efeitos geracionais/estruturais (verdadeiros mas condicionais) de afirmações universais.

Fontes indicativas: Manuel Castells (The Rise of the Network Society); Zeynep Tufekci (Twitter and Tear Gas); relatórios da ONU/UNESCO sobre inclusão digital e segurança.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo