Questão b86f0af5-31
Prova:ENEM 2016
Disciplina:Espanhol
Assunto:Interpretação de Texto | Comprensión de Lectura

Medio millón de personas en Lima habla

una lengua indígena


Quechua, aimara, ashaninka, cauqui, jaqaru, matsigenka y shipibo-konibo son lenguas originarias que tienen algo en común: todas conviven en Lima, y hoy, como todo 27 de mayo, son recordadas como parte dei Día dei Idioma Nativo. En la capital existe al menos medio millón de habitantes que se comunican a través de siete de las 47 lenguas indígenas que existen en todo el Perú. Solo en el caso de quechuahablantes, en Lima podemos encontrar al menos 477 mil, más de 26 mil cuya lengua originaria es el aimara, 1 750 ashaninka, 2 500 shipibo-konibo y 700 jaqaru. Agustín Panizo, lingüista dei Ministério de Cultura, destaco que si bien en los últimos años se ha avanzando en el reconocimiento dei derecho de que cada ciudadano hable su idioma nativo, todavia hace falta más difusión sobre la importância de respetarlas y preservarias. Según datos dei Ministério de Cultura, en el Perú existen 47 lenguas indígenas habladas por más de cuatro millones de habitantes. No obstante, se calcula que al menos 37 lenguas nativas se han extinguido y que 27 de las sobrevivientes están en peligro de desaparecer.

Disponível em: http://elcomercio.pe. Acessoem: 10jul. 2015.


A diversidade linguística é anualmente tratada no Día dei Idioma Nativo, em Lima. No texto, o desafio apontado em relação a essa questão é

A
delinear o quantitativo de línguas nativas remanescentes.
B
despertar para a necessidade de proteger as línguas indígenas.
C
incentivar a comemoração da sobrevivência das línguas nativas.
D
fazer o levantamento estatístico dos falantes das línguas nativas.
E
manter a sociedade atualizada sobre a realidade linguística peruana.

Gabarito comentado

Giovanna AmorimProfessora de Português e Espanhol
O texto apresentado acima se trata de uma reportagem publicada no site www.elcomercio.pe e foi intitulado "Medio millión de personas en Lima habla una lengua indígena.
Para identificarmos qual das alternativas contém a resposta certa com relação às ideias do texto, analisaremos uma a uma:
A) delinear o quantitativo de línguas nativas remanescentes: essa alternativa está errada, já que o desafio apontado no texto não é com relação a isso.
B) despertar para a necessidade de proteger as línguas indígenas: essa alternativa está certa, pois isso é afirmado entre as linhas 6 e 7, quando é dito que o linguísta Agustín Panizo destaca que ainda faz falta mais difusão sobre a importância de respeitar e preservar as línguas indígenas.
C) incentivar a comemoração da sobrevivência das línguas nativas: essa alternativa está errada, já que o desafio apontado no texto não é com relação a isso.
D) fazer o levantamento estatístico dos falantes das línguas nativas: essa alternativa está errada, pois o desafio apontado no texto não é com relação a isso.
E) manter a sociedade atualizada sobre a realidade linguística peruana: essa alternativa está errada, já que o desafio apontado no texto não é com relação a isso.

Logo, podemos concluir que a resposta certa está na alternativa de letra B.

Gabarito dado pela banca: letra B.
Gabarito do professor: letra B.

Estatísticas

Questões para exercitar

Dicas de estudo