Questão b0ac15c0-0a
Prova:UECE 2021
Disciplina:Biologia
Assunto:Biomas brasileiros, Ecologia e ciências ambientais

São características da adaptação de plantas que permite a sobrevivência em ambientes sazonalmente secos, como é o caso da Caatinga brasileira:

A
presença de cladódios; folhas transformadas em espinhos e caducifolia.
B
presença de xilopódios; cutícula foliar fina e estômatos abundantes e abertos dia e noite.
C
presença de cladódios; folhas grandes e perenes.
D
presença de caules com grande quantidade de súber e acúmulo de alumínio nas folhas perenes.

Gabarito comentado

Anna Caroline MoraisProfessora de Biologia e Mestre em Biologia Marinha pela UFF
Todo bioma é uma formação que abriga uma comunidade, possui um tipo predominante de vegetação e pode apresentar variação de fauna. A Caatinga apresenta uma savana de região semiárida, com plantas xerófitas e perda de folhas nas estações secas para evitar a perda de água. Possui uma fisionomia de deserto e índices pluviométricos muito baixos, com plantas adaptadas ao clima e folhas que se transformam em espinhos, cutículas impermeáveis (formadas por cutina, um composto de lipídeos) e caules que armazenam uma grande quantidade de água. A perda de folhas das plantas desse bioma reduz a transpiração, diminuindo a perda de água e suas raízes são bem desenvolvidas, com uma grande capacidade de absorver água do solo. Os cladódios são caules modificados que em sua evolução perderam as folhas para adaptação aos ambientes secos, reduzindo a transpiração. Os xilopódios são órgãos de reserva (raízes e caule) para armazenar água e nutrientes que abastecem as plantas em períodos de seca, são responsáveis pelo espessamento do caule. (Caatinga – Caracterização. Disponível em: https://ambientes.ambientebrasil.com.br/natural/bi.... Acesso em novembro de 2021; Amabis & Martho. Fundamentos da Biologia Moderna. 1ª ed. São Paulo, SP. Ed. Moderna, 1991)


São características da adaptação de plantas que permite a sobrevivência em ambientes sazonalmente secos, como é o caso da Caatinga brasileira:

A) presença de cladódios; folhas transformadas em espinhos e caducifolia. As plantas adaptadas ao período de seca apresentam cladódios, que são caules sem folhas para evitar a perda de água, e também apresentam folhas transformadas em espinhos, e folhas que caem (caducifolia) para diminuir a transpiração na planta. CORRETA.

B) presença de xilopódios; cutícula foliar fina e estômatos abundantes e abertos dia e noite. Essas plantas adaptadas à seca possuem xilopódios, que são caules e raízes mais espessas para o armazenamento de água e nutrientes, mas não apresentam cutículas finas, e sim cutícula impermeável, além de poucas folhas que significam poucos estômatos, que não permanecer abertos para evitar perda de água. Incorreta.

C) presença de cladódios; folhas grandes e perenes. As plantas adaptadas ao período de seca possuem cladódios (caules sem folhas) mas não apresentam grandes folhas para não perder água. Incorreta.

D) presença de caules com grande quantidade de súber e acúmulo de alumínio nas folhas perenes
. Essas plantas apresentam súber que protege contra a perda de água (cutina), mas não possui relação da sobrevivência à seca com o acumulo de alumínio. Incorreta.



Gabarito do Professor: Letra A.




Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo