Questão b00d3954-2d
Prova:PUC - RS 2011
Disciplina:Geografia
Assunto:Modernização Agrícola, Agropecuária

As plantas geneticamente alteradas, cultivadas nos últimos 10 anos, têm trazido resultados espetaculares, embora de forma localizada. Culturas como a soja, o algodão, o milho e a colza transgênicas ocupam cerca de 120 milhões de hectares no mundo.

Quanto a esse fato, é correto afirmar:

A
No Brasil, esse tipo de produção continua sendo proibido, e os agricultores que insistem em produzir utilizando essa prática sofrem desgastes com a justiça.
B
A produção de transgênicos permitiu a erradicação da subnutrição em muitos países pobres do mundo.
C
O maior objetivo deste cultivo é fazer frente à escassa quantidade de terras cultiváveis no mundo.
D
Países como a Índia e a China são desfavoráveis a esse tipo de produção, por entenderem que ela provoca o êxodo rural.
E
Os principais debates que se referem à produção dos transgênicos estão pautados no controle e na gestão dos riscos biotecnológicos que podem afetar a humanidade.

Gabarito comentado

Melina Campos LimaProfª de Direito Internacional da UFRJ, Mestra e Doutora em Economia Política Internacional - UFRJ

O Brasil admite o uso de transgênico. Muitas das plantações, como soja e milho, são baseadas em grãos geneticamente modificados. A liberação ocorreu em 2003 e uma das empresas mais atuantes no ramo dos transgênicos é a Monsanto. A alternativa (A) está incorreta.


O mundo continua a ter sérios problemas de fome e desnutrição. As safras de transgênicos são geralmente destinadas à exportação e os países que importam são aqueles que têm recursos financeiros, e não os que têm problemas econômicos e sociais. Os transgênicos não surgiram para resolver a questão da fome no mundo, mas para aumentar a produtividade e o lucro dos produtores. A alternativa (B) está incorreta.


Há muitas terras cultiváveis no mundo. O principal objetivo é o aumento da produtividade e dos lucros do setor agropecuário. A alternativa (C) está incorreta.


China e Índia permitem transgênicos em seus territórios: tanto produção como importação. A alternativa (D) está incorreta.


Embora o aumento da produtividade seja inquestionável, não se conhecem os efeitos de longo prazo para o ser humano quanto ao consumo de organismos geneticamente modificados. Por isso, muitos países desenvolvidos, como os da União Europeia, não permitem esse tipo de produto em seus territórios.  A alternativa (E) está correta.


Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo