Questão ace5db82-4e
Prova:UNB 2014
Disciplina:Português
Assunto:Orações subordinadas reduzidas, Sintaxe

Este ano celebra-se o centenário de uma conflagração de dimensões continentais. Também se cumpre o 25.º aniversário da implosão do império soviético. Os acontecimentos de 1914 e 1989 condicionaram o século XX. Os primeiros 13 anos do século passado podem ser considerados um prolongamento do século XIX. A década posterior a 1990 se confunde com o início do século XXI. O período entre 1914 e 1989 se identifica com o surgimento dos totalitarismos, o enfrentamento militar entre as grandes potências e o fim da hegemonia europeia.
Rodrigo Botero Montoya. Lições da Grande Guerra e da Queda do Muro de Berlim. In: O Globo, 3/3/2014, p. 14.

Tendo o fragmento de texto acima como referência, julgue o item, relativos à história mundial contemporânea e a aspectos linguísticos do texto.

Sem contrariar a correção gramatical e a precisão da informação, o segundo período do texto poderia ser estruturado da seguinte forma: E, também neste ano, faz 25 anos que o império russo implodiu.

C
Certo
E
Errado

Gabarito comentado

M
Mauro Carvalho Monitor do Qconcursos

Gabarito: E (Errado)

Tema central da questão: análise da adequação gramatical (regência verbal) e da correção do conteúdo histórico em reescrita de frase.

Justificativa da alternativa correta:

O item pede que se avalie se a frase "E, também neste ano, faz 25 anos que o império russo implodiu" poderia substituir, sem prejuízo de correção gramatical ou precisão, o segundo período do texto original.

O erro nesta reescrita é duplo:

1. Imprecisão histórica: Ao mencionar "império russo", comete-se uma inadequação séria: o texto original fala do "império soviético" (União Soviética). O "império russo" foi encerrado em 1917, com a Revolução Russa. Em 1991, quem se dissolveu foi a União Soviética, e não o império russo. Portanto, há erro conceitual e histórico: não se trata da mesma entidade política.

2. Uso do verbo "implodir": Gramaticalmente, o verbo "implodir" pode ser usado como intransitivo ("a União Soviética implodiu"), porém seu uso exige cautela pela norma culta, principalmente em sentido figurado. Entretanto, a impropriedade mais relevante é o sentido impróprio: historicamente, não se diz que o "império russo implodiu" em 1989 ou 1991, pois ele já não existia.

De acordo com Evanildo Bechara, emprega-se o verbo de modo que respeite as informações de tempo e referência histórica adequadas ao contexto, sob pena de comprometer a precisão da comunicação (Moderna Gramática Portuguesa).

Estratégias de prova:

Atente-se para reescritas que alteram o sentido histórico ou conceitual de termos-chave e verifique sempre se não há troca de sujeitos importantes. O erro, aqui, está não apenas na forma, mas no sentido histórico indispensável em textos de atualidades ou História.

Resumo: A frase sugerida está duplamente incorreta — pelo erro quanto à entidade política citada e, por consequência, por comprometer a precisão do texto. Assim, o correto é marcar E (errado).

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo