O texto é um claro exemplo de
metalinguagem, isto é, o poema trata do próprio
processo de criação literária e das possibilidades
artísticas da palavra. Ao criar o poema, a autora
utiliza palavras resultantes de diferentes processos de
formação; procede como se estivesse compondo um
quebra-cabeça de elementos mórficos, isto é, de
prefixos, sufixos e radicais. Das afirmativas abaixo,
aquelas que melhor traduzem a relação desse quebra-cabeça de elementos mórficos com a significação
geral do poema são:
I – Esse procedimento tem por intenção demonstrar a
riqueza gramatical da língua portuguesa.
II – O jogo de elementos mórficos que se contrapõem
e se completam, gerando novas palavras e novos
significados, assemelha-se à gênese da criação
literária.
III – O jogo de elementos mórficos demonstra que a
principal preocupação do texto é criar efeitos
semânticos curiosos.
IV – O poema sugere que, assim como a união dos
elementos mórficos gera a expansão e a revitalização
da língua, o processo de criação literária é uma busca
constante de palavras e de sentidos em transformação,
a fim de chegar à “metaformose”.
Estão corretas as afirmativas:
O texto é um claro exemplo de metalinguagem, isto é, o poema trata do próprio processo de criação literária e das possibilidades artísticas da palavra. Ao criar o poema, a autora utiliza palavras resultantes de diferentes processos de formação; procede como se estivesse compondo um quebra-cabeça de elementos mórficos, isto é, de prefixos, sufixos e radicais. Das afirmativas abaixo, aquelas que melhor traduzem a relação desse quebra-cabeça de elementos mórficos com a significação geral do poema são:
I – Esse procedimento tem por intenção demonstrar a riqueza gramatical da língua portuguesa.
II – O jogo de elementos mórficos que se contrapõem e se completam, gerando novas palavras e novos significados, assemelha-se à gênese da criação literária.
III – O jogo de elementos mórficos demonstra que a principal preocupação do texto é criar efeitos semânticos curiosos.
IV – O poema sugere que, assim como a união dos elementos mórficos gera a expansão e a revitalização da língua, o processo de criação literária é uma busca constante de palavras e de sentidos em transformação, a fim de chegar à “metaformose”.
Estão corretas as afirmativas:
Leia o poema abaixo, de Valéria Paz de Almeida,
para responder à questão.
Metaformose
A palavra atravessa
a máscara pálida da emoção
e instiga o reflexo ofuscante da criação.
Através da forma formosa
da disforme forma
da alomorfia da metáfora
crio e recrio
o empírico
o impuro
o imperene.
Até o nada
me alucina
me fertiliza.
Niilismo lírico
da existência metamórfica
que me desgasta
e se engasta na palavra.
Essa palavra que atravessa
o corpo silente
e explode e se expande
como o cosmo
metaformoso.
ALMEIDA, Valéria Paz de. In: CEREJA, W. R.;
(MAGALHÃES, T. C. Gramática reflexiva: texto, semântica e
interação. 4. ed. São Paulo: Atual, 2013. p. 93).
Leia o poema abaixo, de Valéria Paz de Almeida, para responder à questão.
Metaformose
A palavra atravessa
a máscara pálida da emoção
e instiga o reflexo ofuscante da criação.
Através da forma formosa
da disforme forma
da alomorfia da metáfora
crio e recrio
o empírico
o impuro
o imperene.
Até o nada
me alucina
me fertiliza.
Niilismo lírico
da existência metamórfica
que me desgasta
e se engasta na palavra.
Essa palavra que atravessa
o corpo silente
e explode e se expande
como o cosmo
metaformoso.