Questão a497ca6b-88
Prova:ENEM 2011
Disciplina:Biologia
Assunto:Relações ecológicas, Ecologia e ciências ambientais

Os vaga-lumes machos e fêmeas emitem sinais luminosos para se atraírem para o acasalamento. O macho reconhece a fêmea de sua espécie e, atraído por ela, vai ao seu encontro. Porém, existe um tipo de vaga-lume, o Photuris, cuja fêmea engana e atrai os machos de outro tipo, o Photinus, fingindo ser desse gênero. Quando o macho Photinus se aproxima da fêmea Photuris, muito maior que ele, é atacado e devorado por ela.
BERTOLDI, O. G.; VASCONCELLOS, J. R. Ciência & sociedade: a aventura da vida, a aventura da tecnologia. São Paulo: Scipione, 2000 (adaptado).

A relação descrita no texto, entre a fêmea do gênero Photuris e o macho do gênero Photinus, é um exemplo de

A
comensalismo.
B
inquilinismo.
C
cooperação.
D
predatismo.
E
mutualismo.

Gabarito comentado

Ellen AndradeProfª de Biologia do Centro Pedagógico da UFMG
A questão é de nível fácil, que aborda as relações ecológicas entres os seres vivos. Tendo em vista o exemplo dado no enunciado, a fêmea do gêneroPhoturis se alimenta do macho do gênero Photinus, o que caracteriza uma relação de predatismo entre as duas espécies (letra D correta). Nessa relação, uma das espécies envolvidas é prejudicada, servindo de alimento a outra espécie.  O comensalismo é a relação em que uma das espécies envolvidas é beneficiada, se alimentando de restos de outra espécie, mas esta não sai prejudicada. No inquilinismo, uma espécie usa outra como “abrigo”, mas a relação também é indiferente para esta. Na protocooperação ambas as espécies são beneficiadas, porém a relação não é obrigatória para a sobrevivência das espécies. Já no mutualismo, as duas espécies envolvidas são beneficiadas e a relação é muito intima e os envolvidos apresentam um grau de dependência muito grande.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo