Questão a3d37c09-b6
Prova:
Disciplina:
Assunto:
O progressoEu queria não ver todo o verde da terra morrendoE das águas dos rios os peixes desaparecendoEu queria gritar que esse tal de ouro negroNão passa de um negro venenoE sabemos que por tudo isso vivemos bem menosROBERTO CARLOS; ERASMO CARLOS. Roberto Carlos.
Rio de Janeiro: CBS, 1976 (fragmento).
O trecho da letra da canção avalia o uso de combustíveis
fósseis com base em sua potencial contribuição para
aumentar o(a)
O progresso
Eu queria não ver todo o verde da terra morrendo
E das águas dos rios os peixes desaparecendo
Eu queria gritar que esse tal de ouro negro
Não passa de um negro veneno
E sabemos que por tudo isso vivemos bem menos
ROBERTO CARLOS; ERASMO CARLOS. Roberto Carlos.
Rio de Janeiro: CBS, 1976 (fragmento).
O trecho da letra da canção avalia o uso de combustíveis
fósseis com base em sua potencial contribuição para
aumentar o(a)
A
base da pirâmide etária.
B
alcance da fronteira de recursos.
C
degradação da qualidade de vida.
D
sustentabilidade da matriz energética.
E
exploração do trabalho humano.
Gabarito comentado
Marcelo SaraivaProfessor de Atualidades, formado em História (UFF) e Geografia (UFF)
Degradação ambiental e impactos de atividades antrópicas é tema importante e recorrente. O texto de apoio é a letra de uma canção sobre a exploração de petróleo e seus terríveis impactos ambientais. O enunciado busca a alternativa que aponte corretamente um problema associado a esta atividade.
A) Base da pirâmide etária corresponde à parcela mais jovem da população de um espaço, representada dessa forma nos gráficos de demografia. Porém, isto representa grave fuga do texto já que os impactos da exploração de petróleo recaem sobre toda a população de uma área havendo pouca variação disso em função da faixa etária.
B) Fronteira de recursos corresponde aos limites entre áreas exploradas em seus recursos naturais e as ainda não exploradas mas não é disso que trata a letra da canção diretamente. A) Base da pirâmide etária corresponde à parcela mais jovem da população de um espaço, representada dessa forma nos gráficos de demografia. Porém, isto representa grave fuga do texto já que os impactos da exploração de petróleo recaem sobre toda a população de uma área havendo pouca variação disso em função da faixa etária.
C) A letra trata de redução da expectativa de vida causada pela degradação ambiental ao afirmar que "por isso vivemos bem menos", além de retratar a contaminação de águas e florestas que sem dúvidas degradam a qualidade de vida da população das áreas afetadas.
D) Conceito que ainda estava em fase de desenvolvimento na época da letra e que pretende reduzir o máximo possível a utilização de combustíveis fósseis como o "ouro negro" do petróleo retratado na letra.
E) A canção não aborda a questão do trabalho em ponto algum. Gabarito do professor: C