Questão a36f9912-be
Prova:ENEM 2007
Disciplina:Biologia
Assunto:Problemas ambientais e medidas de conservação, Ecologia e ciências ambientais

Se a exploração descontrolada e predatória verificada atualmente continuar por mais alguns anos, pode-se antecipar a extinção do mogno. Essa madeira já desapareceu de extensas áreas do Pará, de Mato Grosso, de Rondônia, e há indícios de que a diversidade e o número de indivíduos existentes podem não ser suficientes para garantir a sobrevivência da espécie a longo prazo. A diversidade é um elemento fundamental na sobrevivência de qualquer ser vivo. Sem ela, perde-se a capacidade de adaptação ao ambiente, que muda tanto por interferência humana como por causas naturais.
Iinternet: www.greenpeasce.org.br(com adaptações).

Com relação ao problema descrito no texto, é correto afirmar que


A
a baixa adaptação do mogno ao ambiente amazônico é causa da extinção dessa madeira.
B
a extração predatória do mogno pode reduzir o número de indivíduos dessa espécie e prejudicar sua diversidade genética.
C
as causas naturais decorrentes das mudanças climáticas globais contribuem mais para a extinção do mogno que a interferência humana.
D
a redução do número de árvores de mogno ocorre na mesma medida em que aumenta a diversidade biológica dessa madeira na região amazônica.
E
o desinteresse do mercado madeireiro internacional pelo mogno contribuiu para a redução da exploração predatória dessa espécie.

Gabarito comentado

Anna Caroline MoraisProfessora de Biologia e Mestre em Biologia Marinha pela UFF
A questão traz um texto sobre a possibilidade da extinção do mogno, que vem sendo escassa em alguns locais e a sobrevivência a longo prazo pode estar comprometida. O texto afirma que a diversidade genética e biológica é fundamental e que sem ela, pode-se perder a adaptação ao ambiente.
A extração clandestina do mogno-brasileiro (Swietenia macrophylla), árvore nativa da Amazônia, é uma das suas principais ameaças de extinção, pois possui um alto valor comercial e é bastante usada na produção de móveis. "A exploração, o transporte e a comercialização do mogno brasileiro estão suspensos no Brasil desde outubro de 2001", (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).  A derrubada ilegal afeta outras 30 árvores próximas, aumentando ainda o problema do desmatamento. (Portal WWF. Mogno: a poucos passos da extinção. Acesso em julho de 2020)


De acordo com o texto, é correto afirmar que:
a) a baixa adaptação do mogno ao ambiente amazônico é causa da extinção dessa madeira. O mogno possui uma alta adaptação ao ambiente, e a causa de sua extinção são as derrubadas ilegais. Incorreta.
b) a extração predatória do mogno pode reduzir o número de indivíduos dessa espécie e prejudicar sua diversidade genética. Reduzindo o número de indivíduos, a diversidade genética é prejudicada, pois perdem a capacidade de adaptação ao ambiente. CORRETA.
c) as causas naturais decorrentes das mudanças climáticas globais contribuem mais para a extinção do mogno que a interferência humana.
A interferência humana contribui mais para a extinção que as mudanças climáticas. Incorreta.
d) a redução do número de árvores de mogno ocorre na mesma medida em que aumenta a diversidade biológica dessa madeira na região amazônica.
Reduzindo o número de árvores (indivíduos da espécie), diminui-se, também, a diversidade genética e biológica. Incorreta.
e) o desinteresse do mercado madeireiro internacional pelo mogno contribuiu para a redução da exploração predatória dessa espécie. O mogno tem alto valor comercial e possui um grande interesse pelo mercado internacional, o que aumenta a exploração dessa espécie, aumentando o risco de extinção. Incorreta.

Gabarito do professor: Letra B.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo