Questão a28f73ae-bd
Prova:ENEM 2005
Disciplina:Biologia
Assunto:Problemas ambientais e medidas de conservação, Ecologia e ciências ambientais

Os plásticos, por sua versatilidade e menor custo relativo, têm seu uso cada vez mais crescente. Da produção anual brasileira de cerca de 2,5 milhões de toneladas, 40% destinam-se à indústria de embalagens. Entretanto, este crescente aumento de produção e consumo resulta em lixo que só se reintegra ao ciclo natural ao longo de décadas ou mesmo de séculos.
Para minimizar esse problema uma ação possível e adequada é

A
proibir a produção de plásticos e substituí-los por materiais renováveis como os metais.
B
incinerar o lixo de modo que o gás carbônico e outros produtos resultantes da combustão voltem aos ciclos naturais.
C
queimar o lixo para que os aditivos contidos na composição dos plásticos, tóxicos e não degradáveis sejam diluídos no ar.
D
estimular a produção de plásticos recicláveis para reduzir a demanda de matéria prima não renovável e o acúmulo de lixo.
E
reciclar o material para aumentar a qualidade do produto e facilitar a sua comercialização em larga escala.

Gabarito comentado

Ellen AndradeProfª de Biologia do Centro Pedagógico da UFMG
Os plásticos cada vez mais têm substituído diversos outros materiais, principalmente no setor de embalagens. Como dito na questão, tal fato gera grande poluição ambiental, uma vez que esse material demora a se degradar na natureza. Uma forma possível de minimizar esses impactos seria estimular a produção do plástico reciclável a fim de reduzir a demanda por mais matéria prima (que é não renovável) e o acúmulo de lixo. A ideia é de que o plástico já existente possa voltar à produção e novamente ser utilizado nos processos necessários. Letra D correta. 

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo