Questão 9fd18694-b7
Prova:ENEM 2019
Disciplina:Biologia
Assunto:Relações ecológicas, Ecologia e ciências ambientais

Algumas espécies de orquídeas apresentam flores que mimetizam vespas fêmeas, de forma que vespas machos são atraídas na tentativa de acasalamento. Ao chegarem às flores, os machos frequentemente entram em contato com o pólen da flor, sem prejuízo de suas atividades. Contudo, como não conseguem se acasalar, esses machos procuram novas fêmeas, podendo encontrar novas flores e polinizá-las.

Essa interação ecológica pode ser classificada como

A
comensalismo.
B
amensalismo.
C
mutualismo.
D
parasitismo.
E
simbiose.

Gabarito comentado

Anna Caroline MoraisProfessora de Biologia e Mestre em Biologia Marinha pela UFF
Essa questão traz a informação de algumas espécies de orquídeas que imitam (mimetizam) vespas fêmeas na tentativa de atrair machos e liberar o pólen para dispersão. As vespas machos não conseguem acasalar, mas levam o pólen para as possíveis novas flores que possam encontrar. Ocorre uma relação ecológica onde um indivíduo sai ganhando (a orquídea) e o outro indivíduo não ganha e nem perde. As relações ecológicas podem trazer benefício mútuo, podem beneficiar apenas um indivíduo sem prejudicar o outro (harmônicas), ou podem beneficiar um e prejudicar o outro (desarmônicas). Essa relação que ocorre entre a orquídea e a vespa é harmônica, onde apenas um ganha sem prejudicar o outro, e essas relações podem ser: 

• Sociedade - um agrupamento permanente de indivíduos com divisão de trabalho;

• Colônia - um agrupamento de indivíduos anatomicamente unidos;

• Simbiose ou mutualismo obrigatório: troca de alimentos e de produtos do metabolismo que beneficiam ambos, com relação de dependência;

• Mutualismo facultativo ou proto cooperação: troca de alimentos e produtos com benefício mútuo, mas não há dependência na troca;

• Comensalismo: apenas uma espécie se beneficia, sem causar prejuízo para a outra. 

(Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. São Paulo: Ática, 2011)



A relação que ocorre entre a orquídea e a vespa macho é:

a) comensalismo. Nessa relação, um organismo se beneficia (orquídea, com a dispersão do pólen) e o outro não é prejudicado nem beneficiado (vespa macho, carrega o pólen sem prejuízo para ele). CORRETA.

b) amensalismo. Essa relação é desarmônica, onde um organismo inibe o outro em crescimento ou desenvolvimento, sendo um beneficiado e outro prejudicado. Incorreta.

c) mutualismo. O mutualismo pode ser obrigatório (quando ocorre dependência) ou pode ser facultativo (sem dependência), porém os dois se beneficiam nessa relação. Incorreta.

d) parasitismo. Essa é uma relação desarmônica, onde um organismo se beneficia parasitando outro organismo que será prejudicado (com deficiência ou morte). Incorreta.

e) simbiose. Nessa relação, ocorre uma dependência na sobrevivência, onde um organismo não vive sem o outro, com benefício mútuo. Incorreta.


Gabarito do professor: A

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo