Questão 9e5b8bb1-5f
Prova:ENEM 2020
Disciplina:Biologia
Assunto:Problemas ambientais e medidas de conservação, Ecologia e ciências ambientais

    O dióxido de carbono passa para o estado sólido (gelo seco) a -78°C e retorna ao estado gasoso à temperatura ambiente. O gás é facilmente solubilizado em água, capaz de absorver radiação infravermelha da superfície da terra e não conduz eletricidade. Ele é utilizado como matéria-prima para a fotossíntese até o limite de saturação. Após a fixação pelos organismos autotróficos, o gás retorna ao meio ambiente pela respiração aeróbica, fermentação, decomposição ou por resíduos industriais, queima de combustíveis fósseis e queimadas. Apesar da sua importância ecológica, seu excesso causa perturbações no equilíbrio ambiental.

Considerando as propriedades descritas, o aumento atmosférico da substância afetará os organismos aquáticos em razão da

A
redução do potencial hidrogeniônico da água.
B
restrição da aerobiose pelo excesso de poluentes.
C
diminuição da emissão de oxigênio pelos autótrofos.
D
limitação de transferência de energia entre os seres vivos.
E
retração dos oceanos pelo congelamento do gás nos polos.

Gabarito comentado

Anna Caroline MoraisProfessora de Biologia e Mestre em Biologia Marinha pela UFF
Essa questão fala do gás carbônico (dióxido de carbono - CO2) no ciclo biogeoquímico do carbono, que é utilizado para a fotossíntese, e retorna para a atmosfera através da respiração, queima, decomposição e fermentação. 
Um dado importante trazido no enunciado é o gás ser facilmente solubilizado em água. A grande quantidade de dióxido de carbono no ambiente pode aumentar a temperatura do planeta, ameaçar espécies sensíveis e afetar o pH dos oceanos. Como o gás se solubiliza na água, ele é dissolvido no mar e passa por transformações químicas, produzindo CO2 aquoso e ácido carbônico (H2CO3), liberando H+ no oceano, diminuindo assim seu pH e aumentando a acidificação no oceano. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. São Paulo: Ática, 2011)


Fonte da imagem: Site ecodebate.com.br

Considerando as propriedades descritas, o aumento atmosférico da substância afetará os organismos aquáticos em razão da 

a) redução do potencial hidrogeniônico da água. O aumento de CO2 afeta os organismos aquáticos, pois ele é dissolvido no oceano, diminuindo o potencial hidrogeniônico (pH baixo - acidificação dos oceanos). CORRETA.
b) restrição da aerobiose pelo excesso de poluentes. Esse aumento do dióxido de carbono dissolvido não interfere na respiração aeróbica dos organismos. Incorreta.
c) diminuição da emissão de oxigênio pelos autótrofos. O dióxido de carbono dissolvido não diminui a emissão de O2, os autótrofos emitem em mesma quantidade. A acidez que afeta os organismos. Incorreta.
d) limitação de transferência de energia entre os seres vivos. A alimentação dos organismos poderia ser comprometida em algum momento pelo aumento da acidez no mar, porém a transferência de energia não é atingida. Incorreta.
e) retração dos oceanos pelo congelamento do gás nos polos. O dióxido de carbono não influencia na retração dos oceanos, ele altera o pH do mar. Incorreta.

Gabarito do professor: Letra A.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo