Questão 9df956b3-5f
Prova:ENEM 2020
Disciplina:Geografia
Assunto:Urbanização, Urbanização brasileira

A expansão das cidades e a formação das aglomerações urbanas no Brasil foram marcadas pela produção industrial, e pela consolidação das metrópoles como locais de seu desenvolvimento. Na segunda metade do século XX, as metrópoles brasileiras estenderam-se por áreas de ocupação contínua, configurando densas regiões urbanizadas.


MOURA.R. Arranjos urbano-regionais no Brasil: especificidades e reprodução de padrões. Disponível em: www.http://www.ub.edu. Acesso em: 11 fev. 2015


O resultado do processo geográfico descrito foi o(a)

A
valorização da escala local.
B
crescimento das áreas periféricas.
C
densificação do transporte ferroviário.
D
predomínio do planejamento estadual.
E
inibição de consórcios intermunicipais. 

Gabarito comentado

Marcelo SaraivaProfessor de Atualidades, formado em História (UFF) e Geografia (UFF)
No Brasil atualmente cerca de oitenta e cinco por cento da população reside em espaços considerados urbanos. Isto significa que este tema é recorrente e muito importante em qualquer planejamento de estudos. O texto de apoio trás argumentos sobre a urbanização brasileira e destaca como na segunda metade do século XX as grandes cidades do Brasil se tronaram ainda maiores e densas. O enunciado questiona qual a consequência desse processo apontada corretamente nas opções. 

A) A escala geográfica local é aquela que abrange o espaço mais restrito, que envolve a circulação das pessoas que vivem num lugar. Como o próprio texto afirma as metrópoles brasileiras ficaram enormes e a escala local não sai valorizada como consequência desse processo.

B) Os aglomerados urbanos citados no texto são áreas que se desenvolvem a partir das necessidades diretas dos que as ocupam. Isto significa que estas pessoas chegam num local e constroem em geral com uma ocupação irregular e desprovida de infraestrutura prévia de serviços e necessidades básicas como arruamento, saneamento e planejamento básico. Assim os poucos serviços que existem nessas áreas chegam após a ocupação, são precários, e as ocupações em geral de difícil acesso e povoadas por pessoas de baixa renda com ocupações de menor qualificação e remuneração. Assim tornam-se periferias dos espaços centrais das grandes metrópoles. Alternativa correta. 

C) O transporte ferroviário, quando existe em grandes metrópoles, é capaz de dinamizar a ocupação de áreas distantes e periféricas em relação aos centros. Porém não existiu em grande parte das metrópoles brasileiras que mesmo assim experimentaram o mesmo processo de crescimento desordenado.

D) O planejamento urbano metropolitano é em geral tarefa dos municípios e eventualmente envolve estados. Mesmo assim isto por si só não significa que o crescimento urbano desordenado tenha um único responsável entre estados municípios e a União ( governo federal). 
E) O consórcios existem para lidar com problemas maiores que os limites de um único município como a coleta e descarte adequado de resíduos sólidos, o transporte intermunicipal e o abastecimento de água. Sua existência é incentivada pela ocorrência de grandes metrópoles e não inibida. 


Gabarito do Professor: Letra B.

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo