Questão 9dd0bdde-9f
Prova:UNESP 2013
Disciplina:Geografia
Assunto:Urbanização

As imagens apresentam, em momentos históricos distintos, uma das paisagens mais conhecidas do Brasil: a praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. A partir da análise das pai- sagens, pode-se notar o intenso processo de adensamento e verticalização das edificações ocorrido na região ao longo do último século.

Considerando a dinâmica da formação do espaço urbano no Brasil contemporâneo, é correto afirmar que o processo de verticalização observado no bairro de Copacabana se deve, especialmente,

imagem-015.jpg

A
à constante valorização do solo urbano em uma região da cidade bastante cobiçada pela elite econômica, intensamente explorada pelo mercado imobiliário
B
ao interesse do poder público e do mercado imobiliário em instalar condomínios populares nessa região da cidade, ao longo do último século.
C
às condições oferecidas pelo meio físico que, por apresentar um relevo bastante acidentado, limitou o número de áreas aptas à ocupação humana na cidade.
D
à política de planejamento urbano, que teve como objetivo concentrar a oferta de habitações e serviços básicos em apenas alguns lugares da cidade.
E
à política de planejamento urbano, que privilegiou a ocupação de planícies e encostas com o objetivo de preser- var a paisagem natural e estimular o turismo na cidade.

Gabarito comentado

Melina Campos LimaProfª de Direito Internacional da UFRJ, Mestra e Doutora em Economia Política Internacional - UFRJ

A alternativa (A) está correta. O processo de verticalização significa a construção de prédios no lugar de casas ou construções baixas. Em locais onde não há muito espaço natural para crescimento e que atraem o interesse de segmentos de alta renda da sociedade, é natural o processo de verticalização, como ocorreu em Copacabana.

A alternativa (B) está incorreta, pois a verticalização de Copacabana não se relaciona com o interesse do poder público, nem houve nada parecido com construção de condomínios populares no bairro.

A alternativa (C) está incorreta, pois Copacabana não tem grande parte de seu relevo acidentado, sendo um bairro majoritariamente plano.

A alternativa (D) está incorreta, pois a maior parte da ocupação do Rio de Janeiro, incluindo Copacabana, prescindiu de planejamento urbano.

A alternativa (E) está incorreta, pois, como foi dito anteriormente, praticamente não houve política de planejamento urbano no Rio de Janeiro. A ocupação das encostas por favelas, colocando em risco a vida de moradores principalmente na época de chuvas, é exemplo da falta de planejamento urbano.

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo