Questão 985d50f8-e8
Prova:
Disciplina:
Assunto:
A agricultura ecológica e a produção orgânica de
alimentos estão ganhando relevância em diferentes
partes do mundo. No campo brasileiro, também
acontece o mesmo. Impulsionado especialmente pela
expansão da demanda de alimentos saudáveis, o setor
cresce a cada ano, embora permaneça relativamente
marginalizado na agenda de prioridades da política
agrícola praticada no país.
AQUINO, J. R.; GAZOLLA, M.; SCHNEIDER, S. In: SAMBUICHI, R. H. R. et al. (Org.). A política nacional de agroecologia e produção orgânica no Brasil: uma trajetória de
luta pelo desenvolvimento rural sustentável. Brasília: Ipea, 2017 (adaptado).
Que tipo de intervenção do poder público no espaço
rural é capaz de reduzir a marginalização produtiva
apresentada no texto?
A agricultura ecológica e a produção orgânica de alimentos estão ganhando relevância em diferentes partes do mundo. No campo brasileiro, também acontece o mesmo. Impulsionado especialmente pela expansão da demanda de alimentos saudáveis, o setor cresce a cada ano, embora permaneça relativamente marginalizado na agenda de prioridades da política agrícola praticada no país.
AQUINO, J. R.; GAZOLLA, M.; SCHNEIDER, S. In: SAMBUICHI, R. H. R. et al. (Org.). A política nacional de agroecologia e produção orgânica no Brasil: uma trajetória de luta pelo desenvolvimento rural sustentável. Brasília: Ipea, 2017 (adaptado).
Que tipo de intervenção do poder público no espaço rural é capaz de reduzir a marginalização produtiva apresentada no texto?
A
Subsidiar os cultivos de base familiar.
B
Favorecer as práticas de fertilização química.
C
Restringir o emprego de maquinário moderno.
D
Controlar a expansão de sistemas de irrigação.
E
Regulamentar o uso de sementes selecionadas.
Gabarito comentado
Marcelo SaraivaProfessor de Atualidades, formado em História (UFF) e Geografia (UFF)
Agricultura brasileira é tema recorrente nas provas de Geografia. A abordagem da produção de orgânicos demonstra que uma constante atualização dos conteúdos se faz necessária. O texto de apoio trata da produção de orgânicos e da agricultura ecológica e demonstra que apesar da demanda alta o setor não é considerado prioridade em politicas públicas sobre agricultura. O enunciado busca o tipo de política pública capaz de reduzir a marginalização produtiva do setor descrita no texto.
Análise das alternativas:
A) Subsídios agrícolas são bastante comuns em várias partes do mundo. A proteção dos postos de trabalho de agricultores, redução da migração campo cidade, segurança e autonomia na produção de alimentos estão entre os principais motivos para tal prática. No Brasil e elaboração de políticas públicas para a agricultura está relacionada a representatividade política dos beneficiados que historicamente estão ligados a monoculturas de exportação. Alternativa correta.
B) A fertilização química assim como o controle de pragas com agrotóxicos são vedados na prática da agricultura ecológica que nomeia seus produtos como "orgânicos" justamente pela característica de baixo processamento de seus insumos.
C) A mecanização da produção, desde que minimizados os impactos ambientais, não é prática vedada a produção agroecológica não tendo relação direta com seus princípios e certificações.
D) Sistemas de irrigação podem ser criadores de graves impactos ambientais quando manejados incorretamente. No entanto, controlar a irrigação não é politica pública capaz de por si só reduzir a marginalização da agricultura agroecológica.
E) O uso de sementes adequadas é prática de vital importância para o setor no sentido de evitar a propagação de organismos geneticamente modificados. Porém, apenas o controle de sementes nem de longe seria o necessário para reduzir a marginalização descrita no texto.
Gabarito do professor: A