Questão 97e62172-e8
Prova:
Disciplina:
Assunto:
Foi-se o tempo em que era possível mostrar um
mundo econômico organizado em camadas bem
definidas, onde grandes centros urbanos se ligavam,
por si próprios, a economias adjacentes “lentas”, com o
ritmo muito mais rápido do comércio e das finanças de
longo alcance. Hoje tudo ocorre como se essas camadas
sobrepostas estivessem mescladas e interpermeadas.
Interdependências de curto e longo alcance não podem
mais ser separadas umas das outras.
BRENNER, N. A globalização como reterritorialização. Cadernos Metrópole,
n. 24, jul.-dez. 2010 (adaptado).
A maior complexidade dos espaços urbanos
contemporâneos ressaltada no texto explica-se pela
Foi-se o tempo em que era possível mostrar um mundo econômico organizado em camadas bem definidas, onde grandes centros urbanos se ligavam, por si próprios, a economias adjacentes “lentas”, com o ritmo muito mais rápido do comércio e das finanças de longo alcance. Hoje tudo ocorre como se essas camadas sobrepostas estivessem mescladas e interpermeadas. Interdependências de curto e longo alcance não podem mais ser separadas umas das outras.
BRENNER, N. A globalização como reterritorialização. Cadernos Metrópole, n. 24, jul.-dez. 2010 (adaptado).
A maior complexidade dos espaços urbanos contemporâneos ressaltada no texto explica-se pela
A
expansão de áreas metropolitanas.
B
emancipação de novos municípios.
C
consolidação de domínios jurídicos.
D
articulação de redes multiescalares.
E
redefinição de regiões administrativas.
Gabarito comentado
Marcelo SaraivaProfessor de Atualidades, formado em História (UFF) e Geografia (UFF)
Num mundo que caminha para a urbanização, onde metade da população mundial e cerca de oitenta e cinco por cento da brasileira reside em cidades, o tema ganha especial importância nos estudos geográficos. No texto de apoio temos uma interessante comparação entre redes geográficas do passado e as atuais fortemente influenciadas pelo meio técnico-científico-informacional. No enunciado, buscamos a alternativa que explica o aumento da complexidade dos espaços urbanos atuais.
Análise das alternativas:
A) Áreas metropolitanas por todo o mundo estão de fato em expansão, mas o texto cita as redes que são formadas pelos diferentes tipos de conexão e relacionamento entre regiões metropolitanas e espaços de menor intensidade tecnológica e econômica. A expansão metropolitana por si só não explica o fenômeno descrito.
A) Áreas metropolitanas por todo o mundo estão de fato em expansão, mas o texto cita as redes que são formadas pelos diferentes tipos de conexão e relacionamento entre regiões metropolitanas e espaços de menor intensidade tecnológica e econômica. A expansão metropolitana por si só não explica o fenômeno descrito.
B) A emancipação é um processo político que forma novos municípios a partir da escolha popular. Interfere na divisão politico-administrativa do espaço e não necessariamente no aumento da complexidade dos espaços urbanos.
C) Domínios Jurídicos não são sequer um conceito geográfico. D) Articulação significa, nesse caso, agir, relacionar ou influir junto. Multi-escalar é qualquer tema geográfico que sobreponha várias escalas ou seja, atue ou ocorra em escala local, regional, nacional ou global. Desta forma redes multi-escalares articulando-se entre si significam múltiplas possibilidades de fluxos diversos entre diferentes espaços como ocorre no mundo contemporâneo interconectado. Alternativa correta.
E) Regiões administrativas são recortes espaciais voltados para a administração política de territórios. Não possuem relação direta com o aumento da complexidade dos espaços urbanos. Gabarito: D.