Questão 94532309-7f
Prova:ENEM 2015
Disciplina:Geografia
Assunto:Geografia Política, Geografia Cultural

   Quanto ao “choque de civilizações", é bom lembrar a carta de uma menina americana de sete anos cujo pai era piloto na Guerra do Afeganistão: ela escreveu que — embora amasse muito seu pai — estava pronta a deixá-lo morrer, a sacrificá-lo por seu país. Quando o presidente Bush citou suas palavras, elas foram entendidas como manifestação “normal" de patriotismo americano; vamos conduzir uma experiência mental simples e imaginar uma menina árabe maometana pateticamente lendo para as câmeras as mesmas palavras a respeito do pai que lutava pelo Talibã — não é necessário pensar muito sobre qual teria sido a nossa reação.

ZIZEK, S. Bem-vindo ao deserto do real. São Paulo: Bom Tempo, 2003.

A situação imaginária proposta pelo autor explicita o desafio cultural do(a)

A
prática da diplomacia.
B
exercício da alteridade.
C
expansão da democracia.
D
universalização do progresso.
E
conquista da autodeterminação.

Gabarito comentado

Sávia CordeiroMestre em Direito Constitucional (PUC-Rio) e Assessora da Secretaria de Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro

 O texto do teórico esloveno Slavoj Zizek busca incitar o leitor a perceber como o mesmo discurso dito por indivíduos que representam grupos culturais diferentes ( uma menina americana e uma menina árabe maometana) podem gerar opiniões completamente diferentes. Isso ocorre devido à dificuldade em se compreender o Outro, colocando-se no seu lugar. A alteridade busca entender o homem na sua vertente social, dentro de uma relação de interação e dependência com o outro, buscando-se uma relação baseada no diálogo e na valorização das diferenças existentes.

   Diante do exposto, a alternativa correta é a letra B.

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo