Questão 8c4379fb-a9
Prova:UDESC 2007
Disciplina:História e Geografia de Estados e Municípios
Assunto:História e Geografia do Estado de Santa Catarina

Leia  e  analise  as  afirmações  abaixo,  sobre  as  diferentes  interpretações  da  história  das  populações de origem africana em Santa Catarina.   
I  -  Em relação a Desterro, atual Florianópolis, pesquisas já demonstraram que havia uma  concentração de escravos domésticos na cidade, sendo que outros cativos realizavam  diversas  atividades,  contrariando  a  idéia  de  que  a  presença  africana  no  Estado  foi  inexpressiva e insignificante.  
II  -  Durante  algum  tempo  a  interpretação  hegemônica  sobre  a  escravidão  em  Santa  Catarina   já refutada por diferentes pesquisas   passava a idéia de que, no Estado, o  regime escravocrata foi de menor extensão e  intensidade de que em outras áreas do  país.  
III  -   Pesquisas  sobre  a  história  do  povoamento  do  planalto  catarinense  apontam  para  a  existência de negros na região, trazidos, principalmente no século XIX, como escravos  de tropeiros e fazendeiros.  
IV  -   Estudos  sobre  Desterro/Florianópolis  indicam  que  a  busca  por  um  ideal  de  modernidade    na  virada  do  século  XIX  e  primeiras  décadas  do  século  XX  -  não  deixou lugar para os descendentes de africanos, pois para as elites eles encarnavam  todos os obstáculos ao progresso e civilização.  
V  -  Mesmo constituído como o  outro  a ser vigiado e controlado pelo Estado, os negros  -  longe de demonstrarem passividade    reorganizaram  territórios de  luta e  resistência,  bem  como  um  conjunto  de  manifestações  culturais,  capitais  para  a  construção  de  imagens positivas e de novos modos de vida dos próprios negros.   
Assinale a alternativa correta.  

Leia e analise as afirmações abaixo, sobre as diferentes interpretações da história das populações de origem africana em Santa Catarina.
I - Em relação a Desterro, atual Florianópolis, pesquisas já demonstraram que havia uma concentração de escravos domésticos na cidade, sendo que outros cativos realizavam diversas atividades, contrariando a idéia de que a presença africana no Estado foi inexpressiva e insignificante.
II - Durante algum tempo a interpretação hegemônica sobre a escravidão em Santa Catarina já refutada por diferentes pesquisas passava a idéia de que, no Estado, o regime escravocrata foi de menor extensão e intensidade de que em outras áreas do país.
III - Pesquisas sobre a história do povoamento do planalto catarinense apontam para a existência de negros na região, trazidos, principalmente no século XIX, como escravos de tropeiros e fazendeiros.
IV - Estudos sobre Desterro/Florianópolis indicam que a busca por um ideal de modernidade na virada do século XIX e primeiras décadas do século XX - não deixou lugar para os descendentes de africanos, pois para as elites eles encarnavam todos os obstáculos ao progresso e civilização.
V - Mesmo constituído como o outro a ser vigiado e controlado pelo Estado, os negros - longe de demonstrarem passividade reorganizaram territórios de luta e resistência, bem como um conjunto de manifestações culturais, capitais para a construção de imagens positivas e de novos modos de vida dos próprios negros.
Assinale a alternativa correta.
A
Somente as afirmativas II, IV e V são verdadeiras.
B
Somente as afirmativas I, II e V são verdadeiras.
C
Somente as afirmativas II, III e V são verdadeiras.
D
Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
E
Todas as afirmativas são verdadeiras.
Gabarito comentado
Marcelo SaraivaProfessor de Atualidades, formado em História (UFF) e Geografia (UFF) 



