Questõessobre História e Geografia do Estado de Santa Catarina

1
1
Foram encontradas 79 questões
c382559c-fd
UNC 2011 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado de Santa Catarina

A diversidade geográfica catarinense é marcante no território nacional. A seguir, está o mapa do estado com indicações de fatos que marcam a paisagem de Santa Catarina.


Sobre Santa Catarina, todas as alternativas estão corretas, exceto a:

A
O no 3 representa a área do planalto, importante área agrícola, de criação de porcos e aves, de móveis, de papel e papelão, além do frio e do turismo rural que atraem inúmeros turistas.
B
O no 1 corresponde a bacia hidrográfica do rio Itajaí-Açu, onde despontam cidades como Blumenau, Itajaí, Brusque e Rio do Sul, que sofrem com as constantes cheias, como em 2008 e 2011.
C
O no 2 aponta a ilha de Santa Catarina onde se localiza a cidade de Florianópolis, capi-tal administrativa do estado, onde é mais forte o setor secundário da economia e onde o plane-jamento urbano fez a mobilidade urbana fluir como a melhor do país.
D
O no 4 indica a região Nordeste, comandada pela cidade de Joinville - a maior do estado, que se caracteriza pelo setor metalmecânico, seguida por Jaraguá do Sul e tem próximo de si o porto de São Francisco do Sul.
ba6c7650-02
UNC 2017 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado de Santa Catarina

O verão para o desfrute das praias ao longo do litoral, o inverno na serra para aproveitar o frio, o Vale Europeu, o Caminho dos Príncipes, além do circuito religioso e o ecoturismo, dentre outros, formam cenários da diversidade geográfica deste pequeno estado que é Santa Catarina.


Sobre a geografia catarinense todas as alternativas estão corretas, exceto a:

A
O município de São Joaquim tem na neve, nas maçãs e no vinho três ingredientes que o torna um dos roteiros mais importantes de Santa Catarina; e Lages, surgida como ponto de parada na rota que transportava gado do Rio Grande do Sul até São Paulo, é o maior município em área de Santa Catarina e o mais populoso da região Serrana.
B
O maior curso d’água da vertente do Atlântico - o rio Itajaí-Açu - está sujeito a grandes enchentes em função do formato da sua bacia hidrográfica, da declividade dos rios que compõem a rede de drenagem, de estar subordinado à condição climática quente e úmida geradora de chuvas e de encostas íngremes, além da ausência ou pouca cobertura vegetal ao longo do vale.
C
A indústria catarinense viveu enorme expansão de 1930 até 1980, quando inúmeras regiões se inseriram no mercado nacional e internacional, como foi o caso do Vale do Itajaí, que se tornou o maior polo têxtil de Santa Catarina, sofrendo, contudo, com a abertura comercial nos anos 1990, a qual apresenta reflexos até os dias atuais.
D
O Sul Catarinense é a região que reúne os locais com águas termais encontradas principalmente em Tubarão e Gravatal, e é onde se concentrou a imigração portuguesa, a qual impôs a toda região características arquitetônicas e culturais.
8ffbbc83-b0
UDESC 2016 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado de Santa Catarina

A economia de Santa Catarina é extremamente diversificada. No território catarinense são desenvolvidas atividades econômicas no ramo da indústria, do extrativismo (animal, vegetal e mineral), da agricultura, da pecuária, da pesca e do turismo. Santa Catarina é, hoje, o quinto Estado mais rico do País. Com relação à economia de Santa Catarina, considere as proposições.

I. O setor com maior participação no PIB catarinense é o terciário, seguido pelo secundário e por último o primário.
II. A agricultura catarinense pode ser caracterizada por pequenas propriedades, policultura e mão de obra familiar.
III. O grande destaque da pecuária é o rebanho bovino, localizado, principalmente, na região Oeste.
IV. Os imigrantes europeus que chegaram ao Brasil, no século XIX, e possuidores de grandes capitais para investimento, foi um dos motivos para o desenvolvimento da indústria catarinense.

Assinale a alternativa correta:

A
Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
B
Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
C
Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
D
Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
E
Todas as afirmativas são verdadeiras.
1032931b-b0
UDESC 2017 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado de Santa Catarina

A colonização italiana no estado de Santa Catarina se deu: no Vale do Rio Itajaí-Açu, no Vale do Itajaí-Mirim e no Vale do Tijucas e no Sul desta Província.

Assinale a alternativa correta sobre a colonização italiana.

A
Os colonos italianos introduziram no Brasil as rendas de bilro e as manufaturas.
B
O grande destaque desta colonização foi a notável quantidade de elementos humanos trazidos, as novidades culturais, a culinária, a linguística, a religião e o desenvolvimento da agricultura.
C
É dos italianos a tradição do cultivo do tomate, da maçã e do kiwi, em Frei Rogério
D
O Estado recebeu inicialmente cerca de 30 famílias italianas, que se localizaram em Florianópolis, Palhoça e Biguaçu.
E
O centenário da imigração italiana ainda não foi comemorado porque os italianos foram as últimas levas de migrantes a chegarem no Estado.
a2e5f435-d7
UEM 2010 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado de Santa Catarina

Algumas cidades importantes da região Sul devem sua fundação aos imigrantes estrangeiros, como, por exemplo, Florianópolis e Itajaí, fundadas pelos portugueses, e Joinvile e Blumenau, pelos alemães.

Sobre correntes migratórias e a fixação de imigrantes estrangeiros nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). 
C
Certo
E
Errado
6fce80ee-b0
UDESC 2010 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado de Santa Catarina

Sobre a Revolução Federalista e suas implicações no Estado de Santa Catarina, assinale a alternativa incorreta.

A
A Revolução Federalista foi um movimento monarquista iniciado em 1893, em Santa Catarina, que se contrapunha à República, defendendo o retorno de Dom Pedro II ao poder.
B
A Revolução Federalista foi um movimento político iniciado em 1893, em oposição ao autoritarismo do Presidente Floriano Peixoto. A Revolução inicia no Rio Grande do Sul, mas logo atinge aos demais Estados do Sul.
C
A Revolução Federalista, em Santa Catarina, foi marcada por uma série de conflitos entre os republicanos que apoiavam Floriano Peixoto e os federalistas.
D
Os conflitos entre federalistas e florianistas cessam no Estado quando as tropas de Moreira Cesar ocupam a cidade de Desterro e passam à repressão e punição dos federalistas.
E
A vitória dos republicanos sobre os federalistas é marcada pela mudança do nome da capital, Desterro, para Florianópolis, em homenagem a Floriano Peixoto.
6fd504c3-b0
UDESC 2010 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado de Santa Catarina

Leia o excerto abaixo.

“O slogan ‘Bela e Santa Catarina’ foi criado para melhor vender a imagem do Estado. O maior atrativo como produto turístico era sua diversidade cultural, amalgamada agora no Estado de Festa. [...] As festas e eventos culturais, mesmo como criações recentes, têm um papel importante na vida local. No Sul do Brasil, o Estado de Santa Catarina tem sido palco de eventos [festivos]. [...] Surgem várias festas ressaltando os respectivos elementos, permeadas, evidentemente, com caráter mercadológico.”

(SEVERINO, José Roberto. Itajaí e a identidade açoriana: a maquiagem do possível. Itajaí: UNIVALI, 1999, p. 11-49.)

Analise as proposições em relação ao texto e à realidade de Santa Catarina.

I. Pode-se afirmar que Santa Catarina é um Estado Belo, europeu e sem problemas sociais.

II. As festas mais recentes, criadas no Estado, procuram manter um certo vínculo com a cultura local, mas tentam, sob diferentes formas, aproveitar o que de vendável e espetacular pode ser comercializado.

III. A ênfase no caráter étnico dessas festas pode provocar a crença e mesmo o preconceito de que o Estado de Santa Catarina é o mais organizado, limpo e dinâmico da Federação, em detrimento dos demais.

V. Desde a primeira Oktoberfest, realizada no ano de 1984 em Blumenau, é comum descreverem aquela cidade como “Alemanha Brasileira”.

Assinale a alternativa correta

A
Somente a afirmativa III é verdadeira.
B
Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
C

Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.

D
Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
E
Somente a afirmativa IV é verdadeira.
6fd165d7-b0
UDESC 2010 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado de Santa Catarina

Leia o excerto abaixo.

“O primeiro navio com casais chegou a Santa Catarina em começo de 1748. O governador José da Silva Paes foi quem os recebeu. Com data de 20 de fevereiro, escreveu uma carta ao rei, lastimando as mortes e o estado de saúde dos que desembarcaram [...] A viagem não terminava no porto da Ilha de Santa Catarina. Ainda era preciso alcançar o sítio destinado a ser povoado. Para a grande maioria, esse último pedaço era ainda mais difícil.”

(FLORES, Maria Bernardete Ramos. Povoadores da fronteira: os casais açorianos rumo ao Sul do Brasil. Florianópolis: UFSC, 2000, p. 50-55.)

Considerando o texto acima e a história dos açorianos em Santa Catarina, analise as proposições.

I. O texto retrata a viagem que realizaram os casais de açorianos à Ilha de Santa Catarina ainda no século XVIII, e suas posteriores dispersões pelo Estado Catarinense.

II. Além do estado de saúde precário que a maioria apresentava no desembarque, as famílias tinham dificuldades com o assentamento em terras e enfrentavam promessas não cumpridas.

III. Duzentos e sessenta e dois anos depois da chegada dos primeiros casais, fica clara a impossibilidade da manutenção da originalidade integral da cultura açoriana.

IV. Sabe-se que Santa Catarina é um Estado que se destaca pela pluralidade cultural e geográfica. A população compõe-se de povos de origem portuguesa, alemã, italiana, austríaca, suíça, espanhola, africana, indígena, polonesa e outras tantas. Os açorianos são um entre estes grupos e suas singularidades.

Assinale a alternativa correta.

A
Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
B
Somente a afirmativa III é verdadeira.
C
Somente a afirmativa I é verdadeira.
D
Somente a afirmativa IV é verdadeira.
E
Todas as afirmativas são verdadeiras.
6fd97c97-b0
UDESC 2010 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado de Santa Catarina

Sobre a capital dos catarinenses, pode-se afirmar que:

I. Florianópolis, maior cidade do Estado, é a capital e o centro administrativo do Estado;

II. com seus inúmeros encantos e belezas, Florianópolis é atualmente um dos principais destinos turísticos do país e de quem busca melhorar de vida em uma nova cidade. O futuro do paraíso, porém, está em jogo, ameaçado pelo crescimento recente;

III. Florianópolis é a capital brasileira que oferece melhor qualidade de vida e o terceiro município brasileiro mais visitado por turistas estrangeiros, atrás apenas de Rio de Janeiro e São Paulo;

IV. entre 1980 e 2007, a população de Florianópolis mais que dobrou. O município, composto pela Ilha de Santa Catarina e por uma parte no continente, viu seu número de habitantes saltar de 187.880 para cerca de 400 mil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.


Assinale a alternativa correta.


A
Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
B
Somente as afirmativas I e II são verdadeiras
C
Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
D
Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras
E
Todas as afirmativas são verdadeiras.
6fe1bd87-b0
UDESC 2010 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado de Santa Catarina

Analise as proposições.


I. Zeca Pires – catarinense, diretor de cinema, produziu vários documentários e “curtas”, como Perto do mar, Caminhos do Divino, entre outros.

II. Willy Zumblick – artista plástico catarinense, retratou aspectos das tradições, da cultura e da história, como Bandeiras do Divino, a Epopeia de Giuseppe e Anita Garibaldi, entre outros.

III. Alcides Buss – escritor catarinense, publicou obras como Olhar a vida, Pomar de palavras, entre outras.

IV. Rodrigo de Haro – artista como seu pai, Martinho de Haro – foi um dos integrantes da primeira exposição coletiva realizada pelo GAPF – Grupo de Artistas Plásticos de Florianópolis, à época do Grupo Sul.

Assinale a alternativa correta.

A
Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
B
Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.
C
Somente a afirmativa IV é verdadeira.
D
Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
E
Todas as afirmativas são verdadeiras.
6fdd607c-b0
UDESC 2010 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado de Santa Catarina

Analise as proposições.

I. Pelo que indicam os registros literários, Marcelino Antônio Dutra é considerado o primeiro autor de Florianópolis, autor do poemeto Assembleia das aves.

II. Virgílio Vázea é considerado o introdutor do gênero Marinhista na literatura brasileira e também o criador do conto catarinense.

III. Álvaro de Carvalho é considerado o primeiro dramaturgo catarinense.

IV. O Grupo Litoral fundou o Clube de Cinema, criando O Preço da ilusão, primeiro longa metragem catarinense.


Assinale a alternativa correta.

A
Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
B
Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
C
Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
D
Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
E
Todas as afirmativas são verdadeiras.
6fcad7dc-b0
UDESC 2010 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado de Santa Catarina

Santa Catarina é um dos estados brasileiros mais procurados para turismo durante o ano todo. São conhecidas suas estâncias hidrominerais com águas termais, que servem para descanso e tratamentos de saúde.
Assinale a alternativa que contém o nome das cidades do Oeste catarinense onde existem estâncias hidrominerais.

A
Caibi, Tubarão e Trombudo Central
B
Santo Amaro da Imperatriz, Quilombo e São João do Sul
C
Piratuba, São Carlos e Águas de Chapecó
D
Gravatal, Águas Mornas e Palmitos
E
Caldas da Imperatriz, Blumenau e Itajaí
6fc311d5-b0
UDESC 2010 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado de Santa Catarina

Santa Catarina, como o restante do país, tem enfrentado vários problemas ambientais. Relacione as colunas abaixo, identificando as regiões e os problemas ambientais que mais se destacam em cada uma delas.
(1 ) Vale do Rio do Peixe ( ) Poluição industrial das indústrias têxteis e metal-mecânicas.
(2 ) Região Sul ( ) A mineração de carvão é responsável pelo comprometimento da água utilizada pelos habitantes e pela redução das áreas de cultivo.
(3) Litoral Norte ( ) Poluição provocada pela agropecuária (dejetos de suínos e agrotóxicos).
(4 ) Vale do Itajaí ( ) Agrotóxicos, serragens restantes das serrarias, gases resultantes das fábricas de papel e celulose, redução da fauna e da flora pelo cultivo de pinus.
(5 ) Campos de Lages ( ) Ocupação de mangues e desmatamento.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.

A
3 – 2 – 4 – 1 – 4
B
4 – 2 – 1 – 5 – 3
C
1 – 5 – 3 – 2 – 4
D
2 – 4 – 1 – 3 – 5
E
5 – 3 – 2 – 4 – 1
6fc74c2a-b0
UDESC 2010 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado de Santa Catarina

A vegetação original do estado de Santa Catarina foi muito desmatada para abastecer serrarias, para fabricação de móveis, bem como para dar lugar à agricultura e ao crescimento urbano.

Sobre a vegetação original do Estado, é correto afirmar que:

I. a Mata das Araucárias ou Mata dos Pinhais predominava em grande parte do Estado e era constituída de espécies como o pinheiro e a erva-mate;
II. a vegetação de mangue era encontrada no litoral, mas também em áreas de banhado no interior do Estado, onde a umidade é alta, formando manchas bem pequenas;
III. a Mata Subtropical localizava-se próxima ao Rio Uruguai e possuía espécies como a canela e a grápia;
IV. na Mata Atlântica encontravam-se plantas como o ipê amarelo, a peroba e o palmiteiro;
V. os campos catarinenses predominavam em áreas de planalto.

Assinale a alternativa correta.

A
Somente as afirmativas I e V são verdadeiras.
B
Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
C
Somente as afirmativas I, III, IV e V são verdadeiras.
D
Somente a afirmativa III é verdadeira.
E
Todas as afirmativas são verdadeiras.
6fbe9120-b0
UDESC 2010 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado de Santa Catarina

Observe o quadro abaixo, com informações dos seis municípios catarinenses que mais cresceram em população entre 1991-2000.

População

Total Urbana

Município Crescimento (%) Absoluta Posição em SC % Posição em SC

Itapoá 9,28 8.839 122º 92,67 25º

Itapema 8,82 25.869 39º 95,79 10º

Araquari 7,37 23.645 43º 93,04 23º

Bombinhas 7,09 8.716 125º 100 1º

Balneário Camboriú 6,96 73.455 13º 100 1º

Balneário Barra do Sul 6,36 6.032 262º 99,78 3º

(IBGE. Censo 2000)


Sobre os municípios apresentados na tabela acima, é incorreto afirmar:

A
Têm no turismo de temporada importante fonte de renda.
B
Estão situados no litoral norte do Estado.
C
São extremamente urbanizados
D
Estão entre os maiores municípios em extensão territorial do Estado.
E
Apesar de não serem grandes municípios, estão relativamente próximos das cidades mais importantes do Estado, como Florianópolis, Blumenau e Joinville.
cca68710-c9
UFSC 2011 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado de Santa Catarina

Assinale a proposição CORRETA.


As atividades agropastoris são predominantes sobretudo na Região do Planalto Norte e da Serra Catarinense, apesar do processo de expansão, em alguns municípios, da indústria e do ecoturismo.

Conhecida pelas baixas temperaturas que eventualmente cobrem de neve suas paisagens no inverno, a serra catarinense vem apostando na produção de vinhos finos de altitude. Desde 2000, mais de R$ 150 milhões foram investidos no plantio de vinhedos – com uvas de cepas europeias – e instalação das vinícolas. A maioria fica em São Joaquim, Campos Novos e Caçador, onde o clima de verão oferece dias de sol e noites frias em razão da altitude.

FOLHA DE S. PAULO. Caderno B6. 24 Jul. 2011. Disponível em:<http://www.santur.sc.gov.br/index.php?option=com_docman&task=cat_view&gid=80& dir=ASC&order=name&Itemid=199&limit=20&limitstart=20>. Acesso em: 31 jul. 2011. [Adaptado].

C
Certo
E
Errado
ccad9762-c9
UFSC 2011 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado de Santa Catarina

Assinale a proposição CORRETA.


São Joaquim pertence à Mesorregião Serrana e os municípios de Campos Novos e Caçador à Mesorregião do Litoral Central.

Conhecida pelas baixas temperaturas que eventualmente cobrem de neve suas paisagens no inverno, a serra catarinense vem apostando na produção de vinhos finos de altitude. Desde 2000, mais de R$ 150 milhões foram investidos no plantio de vinhedos – com uvas de cepas europeias – e instalação das vinícolas. A maioria fica em São Joaquim, Campos Novos e Caçador, onde o clima de verão oferece dias de sol e noites frias em razão da altitude.

FOLHA DE S. PAULO. Caderno B6. 24 Jul. 2011. Disponível em:<http://www.santur.sc.gov.br/index.php?option=com_docman&task=cat_view&gid=80& dir=ASC&order=name&Itemid=199&limit=20&limitstart=20>. Acesso em: 31 jul. 2011. [Adaptado].

C
Certo
E
Errado
cc9fe4f3-c9
UFSC 2011 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado de Santa Catarina

Assinale a proposição CORRETA.


No conjunto das serras catarinenses, a Serra Geral é formada pelas escarpas do Planalto de Campos Gerais e apresenta cotas altimétricas que podem superar os 1.000 metros.

Conhecida pelas baixas temperaturas que eventualmente cobrem de neve suas paisagens no inverno, a serra catarinense vem apostando na produção de vinhos finos de altitude. Desde 2000, mais de R$ 150 milhões foram investidos no plantio de vinhedos – com uvas de cepas europeias – e instalação das vinícolas. A maioria fica em São Joaquim, Campos Novos e Caçador, onde o clima de verão oferece dias de sol e noites frias em razão da altitude.

FOLHA DE S. PAULO. Caderno B6. 24 Jul. 2011. Disponível em:<http://www.santur.sc.gov.br/index.php?option=com_docman&task=cat_view&gid=80& dir=ASC&order=name&Itemid=199&limit=20&limitstart=20>. Acesso em: 31 jul. 2011. [Adaptado].

C
Certo
E
Errado
cca3769b-c9
UFSC 2011 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado de Santa Catarina

Assinale a proposição CORRETA.


A formação geológica de Santa Catarina é de diferentes tipos de rochas, o que confere uniformidade nos seus aspectos geomorfológicos.

Conhecida pelas baixas temperaturas que eventualmente cobrem de neve suas paisagens no inverno, a serra catarinense vem apostando na produção de vinhos finos de altitude. Desde 2000, mais de R$ 150 milhões foram investidos no plantio de vinhedos – com uvas de cepas europeias – e instalação das vinícolas. A maioria fica em São Joaquim, Campos Novos e Caçador, onde o clima de verão oferece dias de sol e noites frias em razão da altitude.

FOLHA DE S. PAULO. Caderno B6. 24 Jul. 2011. Disponível em:<http://www.santur.sc.gov.br/index.php?option=com_docman&task=cat_view&gid=80& dir=ASC&order=name&Itemid=199&limit=20&limitstart=20>. Acesso em: 31 jul. 2011. [Adaptado].

C
Certo
E
Errado
cbffc724-c9
UFSC 2011 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado de Santa Catarina

Sobre Franklin Cascaes e Florianópolis, assinale a proposição CORRETA.


Oriundo de família católica, Cascaes sempre procurou se afastar do imaginário “bruxólico” da Ilha, dedicando-se a esculpir bonecos de presépio, conforme o desejo de seu pai.

Seu amigo aparecia de repente, folhas de papel e lápis numa pasta de couro, ouvido atento e mão incansável. As pessoas falavam do que sabiam, tinham visto ou ouvido; conversas antigas de feitiços e festas, das andanças de bruxas, ah, quantas bruxas! Em arrancos de medo, histórias fantásticas surgiam, juradas como verdade, garantidas pelo testemunho do narrador. Aconteceu comigo...Foi com meu pai...O amigo ajeitava os óculos, fazia perguntas, anotações. Com ele Onofre aprendeu sobre o mar e o mundo. A valorizar o chão onde brota o garapuvu, que oferece beleza e utilidade, nos barcos que não afundam. A lutar para que o passado permaneça na memória dos jovens; para que a ilha não se torne embruxada pelo capitalismo e pelos gananciosos.

CARDOZO, F. J.; MIGUEL, S. (org). 13 Cascaes. Florianópolis: Fundação Cultural de Florianópolis, 2008. p. 66.

C
Certo
E
Errado