Questão 8a3dfc40-5f
Prova:
Disciplina:
Assunto:
La violência como bella arte
Pues bien, ‘Relatos Salvajes'. de Damián Szifrón.
es sobre todo un brillante esfuerzo por poner rostro, por
fotografiar, a Ia parte de Ia violência que tanto cuesta
ver en el cine. De repente, el director argentino coloca
al espectador ante el espectáculo, digamos putrefacto, de una sociedad enferma de su propia indolência,
anestesiada por su ira, incapaz de entender el origen
de Ia insatisfacción que Ia habita. ¿Cómo se quedan?
Si, estamos delante de Ia una pelicula vocacionalmente
violenta, obligadamente salvaje, pero, y sobre todo,
deslumbrante en su claridad.
Más allá del esplendor sabio de una producción
perfecta, Io que más duele, Io que más divierte, Io que
más conmueve es Ia sensación de reconocimiento. Cada
uno de los damnificados, pese a su acento marcadamente
argentino, somos nosotros. O, mejor, cada insulto
proferido, y no siempre entendido, es nuestro, en algún
momento ha salido de nuestra boca. O saldrá.
La violência no es sólo eso que tanto desagrada a
los profesionales del buen gusto, a los programadores de
ópera o a los filósofos de Ia nada; Ia violência, Ia realmente
insoportable, es también una cuestión de actitud, un
simple gesto. Y esa violência está por todas partes, está
dentro. Y Szifrón acierta a retratarla tan fielmente que no
queda otra cosa que romper a reir. Aunque sólo sea de
simple desesperación. Brillante, magistral incluso.
MARTINEZ. L Disponível em www.elmundo.ec Acesso em 13 abr 2015 (adaptado)
Nessa resenha crítica acerca do filme Relatos Salvajes,
o autor evidencia o
La violência como bella arte
Pues bien, ‘Relatos Salvajes'. de Damián Szifrón.
es sobre todo un brillante esfuerzo por poner rostro, por
fotografiar, a Ia parte de Ia violência que tanto cuesta
ver en el cine. De repente, el director argentino coloca
al espectador ante el espectáculo, digamos putrefacto, de una sociedad enferma de su propia indolência,
anestesiada por su ira, incapaz de entender el origen
de Ia insatisfacción que Ia habita. ¿Cómo se quedan?
Si, estamos delante de Ia una pelicula vocacionalmente
violenta, obligadamente salvaje, pero, y sobre todo,
deslumbrante en su claridad.
Más allá del esplendor sabio de una producción
perfecta, Io que más duele, Io que más divierte, Io que
más conmueve es Ia sensación de reconocimiento. Cada
uno de los damnificados, pese a su acento marcadamente
argentino, somos nosotros. O, mejor, cada insulto
proferido, y no siempre entendido, es nuestro, en algún
momento ha salido de nuestra boca. O saldrá.
La violência no es sólo eso que tanto desagrada a
los profesionales del buen gusto, a los programadores de
ópera o a los filósofos de Ia nada; Ia violência, Ia realmente
insoportable, es también una cuestión de actitud, un
simple gesto. Y esa violência está por todas partes, está
dentro. Y Szifrón acierta a retratarla tan fielmente que no
queda otra cosa que romper a reir. Aunque sólo sea de
simple desesperación. Brillante, magistral incluso.
MARTINEZ. L Disponível em www.elmundo.ec Acesso em 13 abr 2015 (adaptado)
Nessa resenha crítica acerca do filme Relatos Salvajes,
o autor evidencia o
A
cômico como fuga da sociedade diante de situações
violentas.
B
estado de apatia da sociedade perante a violência
rotineira do mundo atual.
C
empecilho para o espectador vivenciar a violência
bruta na realidade e na ficção.
D
sotaque reforçado dos personagens a fim de marcar
o espaço do cinema argentino.
E
autorreconhecimento diante dos diversos tipos de
comportamento humano frente à violência.
Gabarito comentado
Giovanna AmorimProfessora de Português e Espanhol
Para identificarmos em qual das alternativas está a resposta correta, analisaremos todas.
A) Essa alternativa está errada, já que o filme não é uma obra puramente cômica que foi feita para "distrair" a sociedade da violência.
B) Essa alternativa está errada, pois na resenha não é falado que a sociedade está apática perante a violência na atualidade.
C) Essa alternativa está errada, pois o filme não promove nenhum tipo de empecilho, pelo contrário, ele promove uma identificação.
D) Essa alternativa está errada, pois, apesar do autor citar o sotaque argentino, isso não é posto
em evidência na crítica.
E) Essa alternativa está correta, já que o autor da resenha crítica diz que o que mais causa emoção no espectador ao assistir o filme é a sensação de reconhecimento frente às situações de violência mostradas na obra.
Logo, a resposta correta está na alternativa E.
Gabarito do professor: Letra E.
A) Essa alternativa está errada, já que o filme não é uma obra puramente cômica que foi feita para "distrair" a sociedade da violência.
B) Essa alternativa está errada, pois na resenha não é falado que a sociedade está apática perante a violência na atualidade.
C) Essa alternativa está errada, pois o filme não promove nenhum tipo de empecilho, pelo contrário, ele promove uma identificação.
D) Essa alternativa está errada, pois, apesar do autor citar o sotaque argentino, isso não é posto
em evidência na crítica.
E) Essa alternativa está correta, já que o autor da resenha crítica diz que o que mais causa emoção no espectador ao assistir o filme é a sensação de reconhecimento frente às situações de violência mostradas na obra.
Logo, a resposta correta está na alternativa E.
Gabarito do professor: Letra E.