Questão 8602340b-73
Prova:UDESC 2011
Disciplina:História e Geografia de Estados e Municípios
Assunto:História e Geografia do Estado de Santa Catarina
Observe o quadro abaixo, que  trata da distribuição das prisões de mulheres nos anos de 1910 e  1911, na cidade de Florianópolis.

Fonte:  Relatórios  de  Polícia  1910-1911  –  Arquivo  Público  do  Estado  de  Santa  Catarina.  
Apud: PEDRO, Joana Maria. Mulheres honestas e mulheres faladas: uma questão de classe.  
Florianópolis: Ed. UFSC, 1994, p. 157. 
A  partir  dos  dados  informados  no  quadro  e  da  história  de  Santa  Catarina,  especialmente  a  da  capital do Estado no início do século XX, analise as proposições abaixo. 
I.    O  quadro  sobre  a  prisão  de  mulheres  sugere  questões  sobre  as  relações  de  gênero,  entrecruzadas  às  de  classe  e  etnia.  Embora  a maioria  da  população  de  Florianópolis  fosse  branca à época, o número de mulheres presas declaradas pretas e pardas, nos  relatórios da  polícia, é superior ao de mulheres brancas.  
II.    O número de mulheres solteiras presas – muito superior ao de casadas – evidencia o quanto o  casamento traz benefícios para uma mulher, capaz de torná-la honesta. Mulher solteira ou sem  um  homem  de  pulso  que  lhe  dê  razão  está mais  sujeita  a  confusões  que  podem  levá-la  à  prisão.  
III.   A  quantidade  de  mulheres  identificadas  como  “sem  profissão"  e  “doméstica"  não  significa  propriamente que estas mulheres não exercessem outras atividades para sobreviver, afinal o  quadro sugere que essas mulheres presas eram pobres.  
IV.   O quadro evidencia que o número de prisão por embriaguês entre as mulheres no período  foi  muito  superior  ao  número  de  prisão  por  furto  e  gatunagem  juntos.  Esse  e  outros  dados,  observados  no  quadro,  sugerem que  nem  todas  as mulheres  do  período,  sobretudo  as mais  pobres, puderam seguir as  regras de comportamento e distinção social esperadas para elas,  que incluíam: casamento, maternidade, domesticidade, delicadeza, retidão de caráter, etc. 
V.   As  profissões  indicadas  no  quadro  evidenciam  que  as  mulheres  catarinenses  já  estavam  inseridas no mercado de trabalho. Esse é o maior indício de que havia igualdade entre homens  e mulheres, em Florianópolis, mesmo no início do século XX.    
Assinale a alternativa correta.
Observe o quadro abaixo, que  trata da distribuição das prisões de mulheres nos anos de 1910 e  1911, na cidade de Florianópolis.

Fonte: Relatórios de Polícia 1910-1911 – Arquivo Público do Estado de Santa Catarina.
Apud: PEDRO, Joana Maria. Mulheres honestas e mulheres faladas: uma questão de classe.
Florianópolis: Ed. UFSC, 1994, p. 157.
A partir dos dados informados no quadro e da história de Santa Catarina, especialmente a da capital do Estado no início do século XX, analise as proposições abaixo.
I. O quadro sobre a prisão de mulheres sugere questões sobre as relações de gênero, entrecruzadas às de classe e etnia. Embora a maioria da população de Florianópolis fosse branca à época, o número de mulheres presas declaradas pretas e pardas, nos relatórios da polícia, é superior ao de mulheres brancas.
II. O número de mulheres solteiras presas – muito superior ao de casadas – evidencia o quanto o casamento traz benefícios para uma mulher, capaz de torná-la honesta. Mulher solteira ou sem um homem de pulso que lhe dê razão está mais sujeita a confusões que podem levá-la à prisão.
III. A quantidade de mulheres identificadas como “sem profissão" e “doméstica" não significa propriamente que estas mulheres não exercessem outras atividades para sobreviver, afinal o quadro sugere que essas mulheres presas eram pobres.
IV. O quadro evidencia que o número de prisão por embriaguês entre as mulheres no período foi muito superior ao número de prisão por furto e gatunagem juntos. Esse e outros dados, observados no quadro, sugerem que nem todas as mulheres do período, sobretudo as mais pobres, puderam seguir as regras de comportamento e distinção social esperadas para elas, que incluíam: casamento, maternidade, domesticidade, delicadeza, retidão de caráter, etc.
V. As profissões indicadas no quadro evidenciam que as mulheres catarinenses já estavam inseridas no mercado de trabalho. Esse é o maior indício de que havia igualdade entre homens e mulheres, em Florianópolis, mesmo no início do século XX.
Assinale a alternativa correta.
A
Somente as afirmativas II, III, IV e V são verdadeiras.
B
 Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
C
 Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
D
Somente as afirmativas IV e V são verdadeiras.
E
 Todas as afirmativas são verdadeiras.
Gabarito comentado
Marcelo SaraivaProfessor de Atualidades, formado em História (UFF) e Geografia (UFF) 



