Questão 81586bf9-31
Prova:
Disciplina:
Assunto:
Sobre o movimento a que o texto se refere é correto afirmar
que, além de ter sido uma manifestação intelectual e
artística,
Sobre o movimento a que o texto se refere é correto afirmar
que, além de ter sido uma manifestação intelectual e
artística,
Atenção: Para responder à questão,
considere o texto abaixo.
Contraditoriamente, foi o patrocínio da fração mais europeizada
da aristocracia rural de São Paulo, aberta às influências
internacionais, que permitiu o florescimento das inovações estéticas. O café pesou mais do que as indústrias. Os velhos troncos
paulistas, ameaçados em face da burguesia e da imigração,
se juntaram aos artistas numa grande “orgia intelectual”, conforme
a definição de Mário de Andrade. Segundo ele, “foi da
proteção desses salões literários [promovidos pela aristocracia
rural] que se alastrou pelo Brasil o espírito destruidor do movimento
modernista.”
(MARQUES, Ivan. Cenas de um modernismo de província.
São Paulo: Editora 34, 2011, p. 11)
Atenção: Para responder à questão, considere o texto abaixo.
Contraditoriamente, foi o patrocínio da fração mais europeizada da aristocracia rural de São Paulo, aberta às influências internacionais, que permitiu o florescimento das inovações estéticas. O café pesou mais do que as indústrias. Os velhos troncos paulistas, ameaçados em face da burguesia e da imigração, se juntaram aos artistas numa grande “orgia intelectual”, conforme a definição de Mário de Andrade. Segundo ele, “foi da proteção desses salões literários [promovidos pela aristocracia rural] que se alastrou pelo Brasil o espírito destruidor do movimento modernista.”
(MARQUES, Ivan. Cenas de um modernismo de província. São Paulo: Editora 34, 2011, p. 11)
A
foi um movimento político de contestação à ordem
social vigente, na medida em que rompeu com o
conservadorismo elitista dominante nas artes.
B
expressou a pujança do movimento operário e sua
oposição à dominação oligárquica ao utilizar as novas
maneiras de encarar as artes.
C
foi um movimento de protesto em relação às formas
de expressão primitivista, que até então predominavam
nas artes plásticas e na literatura.
D
reafirmou os valores artísticos do Brasil rural e patriarcal,
assim como a permanência da estética naturalista
e simplista da arte nacional.
E
transformou-se num marco de resistência artística à
política tradicional da República Velha e ao modernismo
norte-americano dominante.