Questão 81432afb-31
Prova:
Disciplina:
Assunto:
Considera-se um aspecto importante da poesia arcádica e
neoclássica de Tomás Antonio Gonzaga no seguinte
segmento crítico:
Considera-se um aspecto importante da poesia arcádica e
neoclássica de Tomás Antonio Gonzaga no seguinte
segmento crítico:
Atenção: Para responder à questão,
considere o texto abaixo.
Também no Brasil o século XVIII é momento da maior
importância, fase de transição e preparação para a Independência.
Demarcada, povoada, defendida, dilatada a terra, o século
vai lhe dar prosperidade econômica, organização política e
administrativa, ambiente para a vida cultural, terreno fecundo
para a semente da liberdade. (...) A literatura produzida nos fins
do século XVIII reflete, de modo geral, esse espírito, podendo-se
apontar a obra de Tomás Antônio Gonzaga como a
sua expressão máxima.
(COUTINHO, Afrânio. Introdução à Literatura no Brasil. Rio
de Janeiro: EDLE, 1972, 7. Ed. p. 127 e p. 138)
Atenção: Para responder à questão, considere o texto abaixo.
Também no Brasil o século XVIII é momento da maior importância, fase de transição e preparação para a Independência. Demarcada, povoada, defendida, dilatada a terra, o século vai lhe dar prosperidade econômica, organização política e administrativa, ambiente para a vida cultural, terreno fecundo para a semente da liberdade. (...) A literatura produzida nos fins do século XVIII reflete, de modo geral, esse espírito, podendo-se apontar a obra de Tomás Antônio Gonzaga como a sua expressão máxima.
(COUTINHO, Afrânio. Introdução à Literatura no Brasil. Rio de Janeiro: EDLE, 1972, 7. Ed. p. 127 e p. 138)
A
na Lira dos vinte anos, combinam-se magistralmente
as tendências lírica e satírica do poeta.
B
sua arte religiosa exalta a intuição anímica, identificada
como uma visão dos olhos da alma.
C
seus poemas mais característicos devem ser elencados
entre os da mais alta expressão dos ideais
românticos.
D
seus versos sofridos evocam o remorso do monge
devorado pelos mais abjetos impulsos carnais.
E
persiste nos versos de Marília de Dirceu um ânimo
sossegado, o equilíbrio iluminista de uma felicidade
caseira.