Questão 813f9d23-66
Prova:UNIFESP 2006
Disciplina:Biologia
Assunto:Sistema Reprodutor Humano, Identidade dos seres vivos

Um homem dosou a concentração de testosterona em seu sangue e descobriu que esse hormônio encontrava-se num nível muito abaixo do normal esperado. Imediatamente buscou ajuda médica, pedindo a reversão da vasectomia a que se submetera havia dois anos. A vasectomia consiste no seccionamento dos ductos deferentes presentes nos testículos. Diante disso, o pedido do homem

A
não tem fundamento, pois a testosterona é produzida por glândulas situadas acima dos ductos, próximo à próstata.
B
não tem fundamento, pois o seccionamento impede unicamente o transporte dos espermatozóides dos testícu- los para o pênis
C
tem fundamento, pois a secção dos ductos deferentes impede o transporte da testosterona dos testículos para o restante do corpo.
D
tem fundamento, pois a produção da testosterona ocorre nos ductos deferentes e, com seu seccionamento, essa produção cessa.
E
tem fundamento, pois a testosterona é produzida no epidídimo e dali é transportada pelos ductos deferentes para o restante do corpo.

Gabarito comentado

Ellen AndradeProfª de Biologia do Centro Pedagógico da UFMG

A vasectomia é um método anticoncepcional considerado irreversível. Porém, em alguns casos, o paciente pode se submeter novamente a um processo cirúrgico e tentar reverter o estado de esterilidade, nem sempre sendo positivo. O processo de vasectomia consiste em seccionar os ductos deferentes, canais que ligam os testículos ao pênis. Com esse procedimento simples, apenas o caminho dos espermatozoides é interrompido, e toda produção hormonal e funcionamento dos demais órgãos do sistema genital masculino permanecem inalterados. Logo, o pedido do homem em questão não tem fundamento. Sua baixa de testosterona provavelmente tem outra causa.


Letra B correta.


Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo