Questão 80931b3c-01
Prova:Unichristus 2015
Disciplina:Biologia
Assunto:Hábitos alimentares e exercícios físicos, Qualidade de vida das populações humanas

Vem aí o mundo dos homens e das mulheres centenários. Se a expectativa de vida, na Alemanha, mantiver o crescimento atual, as meninas que nascem hoje nesse país viverão em média até os 100 anos. A ONU estima que, nos Estados Unidos, uma, em cada vinte pessoas que hoje têm 50 anos, viverá ainda meio século. No Brasil, existem cerca de 10000 pessoas com mais de 100 anos. Diante dessa realidade, o sonho de que se possa viver muito além dos 100 anos se afigura cada vez mais possível, mas não muito mais, pois há raros casos de pessoas que ultrapassam os 120 anos, idade que parece ser nosso limite natural. A questão que se coloca é: poderíamos transpor, com saúde, essa barreira biológica?

Fonte: Diogo Schelp (Publicado na Revista Veja, 02/03/2004 – com modificações)


Considerando o texto e os conhecimentos sobre o metabolismo humano, pode-se inferir que

A
a Medicina identificou e eliminou as causas de muitas doenças infecciosas, o que, com uma série de mudanças no estilo de vida, ajudou a diminuir a média de vida.
B
bons hábitos são suficientes para parar o tempo, mas os maus o aceleram drasticamente, pois diminuem os processos catabólicos do organismo.
C
ocorre no organismo a diminuição do número de células quando o humano envelhece. Essa é a causa do aumento de massa muscular, densidade óssea e de neurônios nas pessoas de idade.
D
o metabolismo pode ser definido como o conjunto das diversas reações químicas responsáveis pelo funcionamento de um organismo vivo.
E
o anabolismo de um adulto é maior do que o de uma criança e menor do que o de um idoso.

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo