Questão 7fd4cfa0-b4
Prova:UEFS 2011
Disciplina:Biologia
Assunto:Problemas ambientais e medidas de conservação, Ecologia e ciências ambientais

A perda da biodiversidade das caatingas, no contexto da desertificação, é uma situação que fragiliza as comunidades bióticas, tornando-as mais suscetíveis à degradação, ameaçando a integridade do ecossistema.

Sobre essa situação, é correto considerar que

O Brasil já dá sinais claros de que a desertificação vem se acentuando a passos largos [...] Embora haja poucos dados atualizados sobre as regiões já afetadas pela desertificação no país, sabe-se que redução drástica da produção agrícola e de renda, migração e perda da biodiversidade são as principais consequências de um processo que ameaça 31,6 milhões de brasileiros. — quase um sexto da população do país. ( FRAGA, 2011, p. 23)

A
as plantas próprias do semiárido sobrevivem com adaptações que permitem a realização das reações vitais sem a dependência da água, o que assegura a essas espécies um papel imprescindível na vitalidade da caatinga.
B
as caatingas são de origem recente e antrópica, constituídos principalmente por espécies exóticas, que podem substituir as espécies desaparecidas, desorganizando mais ainda a vida remanescente.
C
as comunidades bióticas da caatinga, resultantes de processo coevolutivo envolvendo inter-relações específicas em cadeias de interações, são sistemas perfeitamente ajustados ao ambiente e extremante suscetíveis à perda da biodiversidade.
D
as espécies nativas são raras e formam grandes populações e, por isso, a extinção de apenas uma espécie é inevitavelmente fatal para a comunidade.
E
as populações de insetos e aves poderiam estabelecer pequenas cadeias tróficas sem a dependência de produtores.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo