Na antiga Vila de São José del Rei, a atual cidade
de Tiradentes (MG), na primeira metade do século XVIII,
mais de cinco mil escravos trabalhavam na mineração
aurífera. Construíram sua capela, dedicada a Nossa
Senhora do Rosário. Na fachada, colocaram um oratório com
a imagem de São Benedito. A comunidade do século XVIII
era organizada mediante a cor, por isso cada grupo tinha
sua irmandade: a dos brancos, dos crioulos, dos mulatos,
dos pardos. Em cada localidade se construía uma igreja
dedicada a Nossa Senhora do Rosário. Com a decadência
da mineração, a população negra foi levada para arraiais
com atividades lucrativas diversas. Eles se foram e ficou a
igreja. Mas, hoje, está sendo resgatada a festa do Rosário
e o Terno de Congado.
CRUZ, L. Fé e identidade cultural. Disponível em: www.revistadehistoria.com.br.
Acesso em: 4 jul. 2012.
Na lógica analisada, as duas festividades retomadas
recentemente, na cidade mineira de Tiradentes, têm
como propósito
Na antiga Vila de São José del Rei, a atual cidade de Tiradentes (MG), na primeira metade do século XVIII, mais de cinco mil escravos trabalhavam na mineração aurífera. Construíram sua capela, dedicada a Nossa Senhora do Rosário. Na fachada, colocaram um oratório com a imagem de São Benedito. A comunidade do século XVIII era organizada mediante a cor, por isso cada grupo tinha sua irmandade: a dos brancos, dos crioulos, dos mulatos, dos pardos. Em cada localidade se construía uma igreja dedicada a Nossa Senhora do Rosário. Com a decadência da mineração, a população negra foi levada para arraiais com atividades lucrativas diversas. Eles se foram e ficou a igreja. Mas, hoje, está sendo resgatada a festa do Rosário e o Terno de Congado.
CRUZ, L. Fé e identidade cultural. Disponível em: www.revistadehistoria.com.br. Acesso em: 4 jul. 2012.
Na lógica analisada, as duas festividades retomadas recentemente, na cidade mineira de Tiradentes, têm como propósito