O problema habitacional na cidade do Rio de Janeiro é antigo, com alguns de seus efeitos
mantendo-se há mais de um século, como o tipo de moradia popular retratado nas imagens.
Uma causa econômica e um resultado socioespacial, associados diretamente à expansão desse
tipo de moradia ao longo do século XX, são:
O problema habitacional na cidade do Rio de Janeiro é antigo, com alguns de seus efeitos mantendo-se há mais de um século, como o tipo de moradia popular retratado nas imagens.
Uma causa econômica e um resultado socioespacial, associados diretamente à expansão desse tipo de moradia ao longo do século XX, são:
Gabarito comentado
“Historicamente, o Rio de Janeiro experienciou inúmeras políticas habitacionais que tiveram como foco a remoção deliberada das populações pobres e suas moradias das regiões centrais e mais valorizadas. Assim foram e são tratados os cortiços, as favelas e as ocupações de moradia. Longe de ser uma tendência do passado, as remoções seguem atingindo essas populações e território. [...]”
OLIVEIRA, A.B.; FRANÇA, B.A. A habitação no Rio: velhas e novas práticas que perpetuam e aprofundam as desigualdades socioterritoriais no centro. FASE. 2022. Disponível em: < https://fase.org.br/pt/artigos/a-habitacao-no-rio-velhas-e-novas-praticas-que-perpetuam-e-aprofundam-as-desigualdades-socioterritoriais-no-centro/>.
A- Correta- No Brasil, houve uma urbanização rápida e desordenada, que se concentrou nas regiões sudeste e sul. A mercantilização do solo urbano ocorre devido à expansão das cidades e à disparidade socioeconômica. Essa mercantilização torna o solo urbano caro e causa diversos problemas urbanos, como o aumento de moradias irregulares e a falta de infraestrutura. Com isso, também ocorre a segregação socioespacial que reflete na fragmentação da cidade decorrente da diferença socioeconômica.
B- Incorreta- A verticalização das cidades ocorre principalmente com a expansão urbana, que geralmente causa uma especulação imobiliária. Ela não está associada ao fortalecimento do comércio informal.
C- Incorreta- O crescimento do trabalhado assalariado aumenta a demanda por moradia. Porém, a suburbanização ocorre com o desenvolvimento de cidades em áreas periféricas, mais distantes do centro.
D- Incorreta- A periferização tem como um dos motivos a falta ou redução do financiamento habitacional.
Gabarito do Professor: A