Questão 7a126526-88
Prova:ENEM 2011
Disciplina:Biologia
Assunto:Ecologia e ciências ambientais

Belém é cercada por 39 ilhas, e suas populações convivem com ameaças de doenças. O motivo, apontado por especialistas, é a poluição da água do rio, principal fonte de sobrevivência dos ribeirinhos. A diarreia é frequente nas crianças e ocorre como consequência da falta de saneamento básico, já que a população não tem acesso à água de boa qualidade. Como não há água potável, a alternativa é consumir a do rio.
O Liberal. 8 jul. 2008. Disponível em: http://www.oliberal.com.br.

O procedimento adequado para tratar a água dos rios, a fim de atenuar os problemas de saúde causados por microrganismos a essas populações ribeirinhas é a

A
filtração.
B
cloração.
C
coagulação.
D
fluoretação.
E
decantação.

Gabarito comentado

Ellen AndradeProfª de Biologia do Centro Pedagógico da UFMG
Questão que aborda a saúde pública relacionada ao tratamento da água e as etapas desse processo. A filtração, apenas, não eliminaria da água microrganismos patógenos, sendo adequada para retirada de resíduos sólidos. Por isso eliminamos a letra A. A cloração é o processo em que a adição de cloro à água proporciona sua desinfecção por possíveis microrganismos presentes. A coagulação é a etapa em que partículas de sujeira menores são removidas através de uma mistura rápida de sulfato de alumínio ou cloreto férrico, aglomerando os resíduos (formando flocos).  Letra C incorreta. A fluoretação é a última etapa do tratamento da água, em que é adicionado à água um composto de flúor a fim de evitar cárie dentária na população, eliminamos, então, a letra D. E na decantação, os flocos formados na etapa de coagulação se separam da água, se alojando no fundo dos tanques.
 

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo