Questão 73d9f739-d8
Prova:
Disciplina:
Assunto:
Leia, a seguir, um trecho retirado de “Os sertões” de Euclides da Cunha.
“[...] É um solavanco único, assombroso, atirando, de pancada, por diante, revoltos, misturando-os embolados, em
vertiginosos disparos, aqueles maciços corpos tão normalmente tardos e morosos.
E lá se vão: não há mais contê-los ou alcançá-los. Acamam-se as caatingas, árvores dobradas, partidas, estalando em lascas e
gravetos; desbordam de repente as baixadas num marulho de chifres; estrepitam, britando e esfarelando as pedras, torrentes
de cascos pelos tombadores; rola surdamente pelos tabuleiros ruído soturno e longo de trovão longínquo...”
CUNHA, Euclides da. Os sertões: campanha de Canudos. 2.ed. São Paulo: Ateliê Editorial/Imprensa Oficial do Estado, Arquivo do Estado, 2001.
Sabendo-se que a obra “Os sertões” retrata a campanha do Exército brasileiro contra o arraial de Canudos, ou seja, a
“Guerra de Canudos”; o que a torna – a princípio de caráter documental – uma obra literária?
Leia, a seguir, um trecho retirado de “Os sertões” de Euclides da Cunha.
“[...] É um solavanco único, assombroso, atirando, de pancada, por diante, revoltos, misturando-os embolados, em
vertiginosos disparos, aqueles maciços corpos tão normalmente tardos e morosos.
E lá se vão: não há mais contê-los ou alcançá-los. Acamam-se as caatingas, árvores dobradas, partidas, estalando em lascas e
gravetos; desbordam de repente as baixadas num marulho de chifres; estrepitam, britando e esfarelando as pedras, torrentes
de cascos pelos tombadores; rola surdamente pelos tabuleiros ruído soturno e longo de trovão longínquo...”
CUNHA, Euclides da. Os sertões: campanha de Canudos. 2.ed. São Paulo: Ateliê Editorial/Imprensa Oficial do Estado, Arquivo do Estado, 2001.
Sabendo-se que a obra “Os sertões” retrata a campanha do Exército brasileiro contra o arraial de Canudos, ou seja, a
“Guerra de Canudos”; o que a torna – a princípio de caráter documental – uma obra literária?
A
A abordagem proposta no uso de uma linguagem precisa e o emprego de termos técnicos.
B
O estilo euclidiano demonstrado na impessoalidade e estilização da linguagem empregada em sua obra.
C
O envolvimento do autor com cada sertanejo em seu cotidiano, fazendo-o participar de todas as mazelas presentes.
D
A descrição detalhada do cenário sertanejo que se apresentava ao jornalista recém-chegado de uma realidade oposta.