Questão 6c6be756-b1
Prova:UNIFESP 2014
Disciplina:Português
Assunto:Estrutura das Palavras: Radical, Desinência, Prefixo e Sufixo, Morfologia

Analisando-se o emprego e a estrutura das palavras “olhadinha” e “emocionalmente”, é correto afirmar que os sufixos nelas presentes indicam, respectivamente, sentido de

Leia o texto para responder a questão.


Você conseguiria ficar 99 dias sem o Facebook?

Uma organização não governamental holandesa está propondo um desafio que muitos poderão considerar impossível: ficar 99 dias sem dar nem uma “olhadinha” no Facebook. O objetivo é medir o grau de felicidade dos usuários longe da rede social.

  O projeto também é uma resposta aos experimentos psicológicos realizados pelo próprio Facebook. A diferença neste caso é que o teste é completamente voluntário. Ironicamente, para poder participar, o usuário deve trocar a foto do perfil no Facebook e postar um contador na rede social.

   Os pesquisadores irão avaliar o grau de satisfação e felicidade dos participantes no 33.º dia, no 66.º e no último dia da abstinência.

   Os responsáveis apontam que os usuários do Facebook gastam em média 17 minutos por dia na rede social. Em 99 dias sem acesso, a soma média seria equivalente a mais de 28 horas, que poderiam ser utilizadas em “atividades emocionalmente mais realizadoras”.

(http://codigofonte.uol.com.br. Adaptado.)


Considere os enunciados a seguir para responder a questão.

•  [...] ficar 99 dias sem dar nem uma “olhadinha” no Facebook. (1.º parágrafo)

•  [...] que poderiam ser utilizadas em “atividades emocionalmente mais realizadoras”. (4.º parágrafo)

A
morosidade e intensidade.
B
modo e consequência.
C
rapidez e modo.
D
intensidade e causa
E
afeto e tempo.

Gabarito comentado

B
Bruno MendesMonitor do Qconcursos

Tema central da questão: Morfologia – Sufixos

A questão aborda a função semântica dos sufixos presentes nas palavras “olhadinha” e “emocionalmente”. Para resolvê-la, é preciso conhecer o significado que os sufixos podem transmitir segundo a norma-padrão da Língua Portuguesa.

Analisando os sufixos das palavras:

1. "Olhadinha": O sufixo “-inha” é um diminutivo, mas não se limita a indicar apenas tamanho. De acordo com a Nova Gramática do Português Contemporâneo (Cunha & Cintra), sufixos diminutivos como este podem ainda transmitir ideia de brevidade ou rapidez da ação, como em “passadinha” (ato rápido de passar). Portanto, em “olhadinha”, indica uma olhada rápida, breve.

2. "Emocionalmente": O sufixo “-mente” forma advérbios de modo, explicando como a ação ocorre. Em “emocionalmente”, temos “de maneira emocional”. Isso segue a orientação de gramáticas como a de Bechara: sufixos “-mente” sinalizam o modo da ação verbal.

Justificativa da alternativa correta:

A alternativa C) rapidez e modo é a correta, pois interpreta com exatidão o sentido denotado pelos sufixos segundo a norma-padrão:
– “-inha” = rapidez (ação breve)
– “-mente” = modo (forma como se faz)

Análise das alternativas incorretas:

A) morosidade e intensidade: “-inha” não exprime morosidade, e “-mente” não indica intensidade.
B) modo e consequência: “-inha” não indica modo; “-mente” não é consequência, mas modo.
D) intensidade e causa: “-inha” pode, às vezes, mostrar afeto, mas não intensidade nesse contexto; “-mente” não indica causa.
E) afeto e tempo: Apesar de “-inha” poder ser afetivo em alguns usos, o sentido principal aqui é de rapidez; “-mente” não expressa tempo.

Estrategicamente: Em questões de formação e significado de palavras, foque nos sentidos mais recorrentes dos sufixos e observe o contexto em que aparecem. Atente-se para pegadinhas que confundem sentidos afetivos e temporais com os sentidos gramaticais principais, como neste caso.

Referências clássicas: Cunha & Cintra e Bechara detalham esses usos dos sufixos e são fundamentais para preparação.

Conclusão: A alternativa C está correta porque os sufixos indicam, respectivamente, rapidez (olhadinha) e modo (emocionalmente).

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo