Questão 67c6aa79-7c
Prova:ENEM 2020
Disciplina:Geografia
Assunto:Geografia Física, Hidrografia

Na América Latina, cerca de 40 milhões de pessoas, ou seja, 7% da população, não possuem água segura para o consumo humano, enquanto mais de 6% da população da região ainda praticam a defecação ao ar livre, com graves consequências sociais e ambientais. Essa problemática é mais frequente e mais complexa, como seria de se esperar, nas áreas semiáridas e desérticas, mas também se faz presente em regiões mais favorecidas em termos hidrológicos: a relação entre a disponibilidade natural de água e a satisfação das necessidades vitais da população não é de maneira alguma mecânica ou direta.

CASTRO, J. E.; HELLER, L.; MORAIS, M. P. O direito à água como política pública na América Latina: uma exploração teórica e empírica. Brasília: Ipea, 2015 (adaptado).

A política pública capaz de solucionar o problema apresentado é:

A
Subsidiar a saúde privada.
B
Tratar os efluentes industriais.
C
Proteger os mananciais de rios.
D
Promover a oferta de empregos.
E
Democratizar o saneamento básico.

Gabarito comentado

Marcelo SaraivaProfessor de Atualidades, formado em História (UFF) e Geografia (UFF)
Indicadores de qualidade de vida são utilizados para verificar as condições de vida de uma população em um determinado espaço. Conhecer os principais índices e como eles funcionam é importante, já que são constantemente abordados. O acesso a água em condições de uso e o saneamento básico é uma dos mais clássicos e importantes indicadores de condição de vida de uma população. O texto associado aborda as dificuldades relacionadas ao acesso a água utilizável no Brasil e o saneamento necessário para essas populações. O enunciado questiona qual alternativa apresenta corretamente a política pública adequada para solucionar o problema. 

A) Saúde privada possui como finalidade a reprodução dos investimentos realizados e não possui relação com dificuldades de acesso a água e saneamento básico.

B) Efluentes industriais são rejeitos que só devem ser descartados diretamente no ambiente caso sejam tratados de maneira adequada e se relacionam com a temática do texto apenas no sentido de não contaminar corpos hídricos que podem ser utilizados para o abastecimento.
C) Iniciativa importante que garante o abastecimento mas não se relaciona com a coleta do esgoto gerado.

D) Não se relaciona com as ideias do texto.

E) Democratizar é o mesmo que facilitar o acesso e o saneamento básico inclui a disponibilidade tanto de água para consumo como de coleta de efluentes (esgoto) produzido pela população. Alternativa correta. 




Gabarito do professor: E.

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo