Questão 615e53ca-2d
Prova:ENEM 2017
Disciplina:Espanhol
Assunto:Interpretação de Texto | Comprensión de Lectura

En la República Democrática del Congo menos del 29% de la población rural tiene acceso al agua potable, y menos del 31% cuenta con servicios de saneamiento adecuados. En un país cuya situación ha sido calificada como “la peor emergencia posible de África en las últimas décadas", las enfermedades hacen estragos entre la población. La diarrea provoca cada año la muerte del 14% de los niños menores de cinco años, y los brotes epidémicos de cólera causan más de 20 000 muertes anuales, sobre todo en las provincias de katanga Oriental, Kivu del Norte y del Sur. Con el objetivo de paliar esta situación, la Fundación We Are Water ha llevado a cabo un proyecto de Unicef en los distritos del sur y el este del país para mejorar el acceso al agua potable, la higiene y el saneamiento en las comunidades rurales y semirrurales donde el cólera es endémico.Gracias a la excavación de pozos, el establecimiento de instalaciones para la extracción de agua y la formación de agentes de salud para mejorar las prácticas de higiene de estas comunidades, 10 000 niños, 5 000 mujeres y 5 000 hombres de 30 aldeas y áreas cercanas a las ciudades han mejorado su acceso al agua potable y se verán libres de la amenaza del cólera.

VAN DEN BERG.E. Disponível em: www.nationalgeographic.com.es.Acesso em: 27 jul. 2012.


A partir das informações sobre as condições de saneamento básico na República Democrática do Congo e do gênero escolhido para veiculá-las, a função do texto é

A
divulgar dados estatísticos sobre a realidade do país.
B
levar ao conhecimento público as práticas que visam a melhoria da saúde na região.
C
alertar as pessoas interessadas em conhecer a região sobre os problemas de saneamento.
D
oferecer serviços de escavação de poços e acesso à água para a população da região.
E
orientar a população do país sobre ações de saúde pública.

Gabarito comentado

Giovanna AmorimProfessora de Português e Espanhol
O texto trazido nesta questão se trata de uma reportagem acerca da situação do saneamento básico na República Democrática do Congo.
Para identificarmos em qual das alternativas há a resposta certa com relação a função do texto exposto, analisaremos uma a uma:
A) divulgar dados estatísticos sobre a realidade do país: essa alternativa está errada, pois o objetivo do texto não é somente divulgar dados estatísticos sobre a realidade geral do país.
B) levar ao conhecimento público as práticas que visam a melhoria da saúde na região: essa alternativa está certa, já que no texto é falado sobre a fundação We Are Water e sobre seu projeto que visa melhorar o acesso à água potável.
C) alertar as pessoas interessadas em conhecer a região sobre os problemas de saneamento: essa alternativa está errada, já que o texto não tem como objetivo alertar turistas.
D) oferecer serviços de escavação de poços e acesso à água para a população da região: essa alternativa está errada, por mais que possa confundir o candidato. Na verdade, o texto tem o objetivo de INFORMAR sobre as práticas realizadas para o melhor acesso à água potável, e não OFERECER essas práticas.
E) orientar a população do país sobre ações de saúde pública: essa alternativa está errada, de modo que o objetivo do texto não é orientar sobre tais ações, e sim informar sobre as ações da Fundação We Are Water.

Sendo assim, concluímos que a resposta certa está na alternativa de letra B.

Gabarito dado pela banca: letra B.
Gabarito do professor: letra B.

Estatísticas

Questões para exercitar

Dicas de estudo