Questão 5b9166d3-b0
Prova:IFF 2016
Disciplina:Português
Assunto:Estrutura das Palavras: Radical, Desinência, Prefixo e Sufixo, Morfologia

Os elementos estruturais das palavras atuam como recursos linguísticos que possibilitam a criação de novos vocábulos. Identifique a alternativa em que a atribuição dos efeitos de sentido resultantes desse processo foi analisada INCORRETAMENTE.

TEXTO 1

MEIRELES, C.Romanceiro da Inconfidência. 3.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989, p.182. 



TEXTO 2


Disponível em:< http://filosofiavo2.blogspot.com.br/2011/04/argumento-falacias.html>
Acesso em: 07 out 2016. 



TEXTO 3
Fuja da falácia no texto argumentativo

(Mayra Gabriella de Rezende Pavan)
Em um texto argumentativo, é importante tomar cuidado com a falácia, ou seja, argumentos falsos, ilógicos, raciocínios infundados, pois prejudicam a argumentação. 
Falar que o ovo é “fruto” do coelho é um argumento falso (falácia). Entretanto, apesar de ilógico, na
Páscoa, todos o aguardam

       Todo texto argumentativo busca convencer. Para alcançar esse objetivo, os argumentos tornam-se imprescindíveis. Há várias estratégias argumentativas, as citações, exemplos, argumento, contra-argumento, entre outras.
       Todos os argumentos são válidos? Posso usar qualquer exemplo para embasar meu texto? Ao argumentar, buscam-se razões que embasem uma conclusão, por isso é preciso tomar cuidado com as falácias.
       Falácia é um substantivo, derivado de um adjetivo latino fallace, que significa enganador, ilusório. Todas as vezes em que um raciocínio errado ou mentiroso é colocado como verdadeiro ocorre a falácia.
[...]
        Por isso, é preciso estar atento à construção textual, porque o texto argumentativo deve usar argumentos plausíveis, pautados na lógica. Então, cuidado com aqueles que parecem sustentar uma conclusão, mas na realidade não sustentam. [...]  
Disponível em:< http://portugues.uol.com.br/redacao/fuja-falacia-no-texto-argumentativo.html>
Acesso em: 07 out 2016.


TEXTO 4

      Disponível em http://acervo.novaescola.org.br/lingua-portuguesa/fundamentos/leitura-textoscomplexidades-diferentes-466478.shtml
Acesso em: 07 out 2016. 

A
Nos vocábulos “infelizmente” (texto 4; l.14) e “desapontada” (texto 4; l. 2), os prefixos in- e des- expressam sentido de negação.
B
Os sufixos presentes nos adjetivos “beleza” e “crueldade” (texto 4; l. 8 e 9) trazem a
eles valores semânticos idênticos.
C
O sufixo -dade apresenta a ideia de “característica, qualidade” nos vocábulos “liberdade” (texto 1; l. 18) e “novidade” (texto 4; l. 4).
D
Os afixos destacados em “poderosa” (texto 1; l. 23) e “contra-argumento” (texto 3; l. 3) apresentam, respectivamente, valores semânticos de “resultado de ação” e “negação”.
E
O prefixo trans- agrega à palavra “forma” (texto 1; l. 7) o significado de “mudança”.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo