Questão 5b45a6c2-0e
Prova:ENEM 2018
Disciplina:Biologia
Assunto:Hereditariedade e diversidade da vida, Mutações e alterações cromossômicas

Em pacientes portadores de astrocitoma pilocítico, um tipo de tumor cerebral, o gene BRAF se quebra e parte dele se funde a outro gene, o KIAA1549. Para detectar essa alteração cromossômica, foi desenvolvida uma sonda que é um fragmento de DNA que contém partículas fluorescentes capazes de reagir com os genes BRAF e KIAA1549 fazendo cada um deles emitir uma cor diferente. Em uma célula normal, como os dois genes estão em regiões distintas do genoma, as duas cores aparecem separadamente. Já quando há a fusão dos dois genes, as cores aparecem sobrepostas.

Disponível em: http://agencia.fapesp.br. Acesso em: 3 out. 2015.


A alteração cromossômica presente nos pacientes com astrocitoma pilocítico é classificada como

A
estrutural do tipo deleção.
B
numérica do tipo euploidia.
C
estrutural do tipo duplicação.
D
numérica do tipo aneuploidia.
E
estrutural do tipo translocação.

Gabarito comentado

Anna Caroline MoraisProfessora de Biologia e Mestre em Biologia Marinha pela UFF
Durante a divisão celular podem ocorrer erros que alteram os cromossomos da célula. Essas alterações cromossômicas podem ser numéricas (anomalias no número de cromossomos) ou estruturais (anomalias na sequência de genes de um cromossomo). As alterações numéricas são classificadas em euploidia - redução ou aumento de todos os cromossomos; e aneuploidia - alteração em apenas um número certo de cromossomos. As alterações estruturais estão classificadas em inversão - havendo ruptura do cromossomo e um pedaço dele se solte, ele pode ser ressoldado em posição invertida; duplicação - esse cromossomo pode se fixar em outro homólogo, duplicando a sequência de seus genes; translocação - esse mesmo cromossomo pode se ligar em outro não homólogo; e deleção - falta de um segmento do cromossomo 5. Essas alterações estruturais podem ser provocadas por vírus, radiação e substâncias químicas. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)

Analisando as alternativas, podemos observar que se trata de uma alteração do tipo estrutural, onde após uma ruptura do cromossomo, a sequência do gene BRAF se fixou em um cromossomo não homólogo KIAA1549, então é uma alteração estrutural do tipo translocação. A opção correta para essa alteração: E.

Gabarito do professor: E

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo