Questão 5a926027-0e
Prova:ENEM 2018
Disciplina:Geografia
Assunto:Industrialização, Indústria brasileira

Existe uma concorrência global, forçando redefinições constantes de produtos, processos, mercados e insumos econômicos, inclusive capital e informação.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2011.


Nos últimos anos do século XX, o sistema industrial experimentou muitas modificações na forma de produzir, que implicaram transformações em diferentes campos da vida social e econômica. A redefinição produtiva e seu respectivo impacto territorial ocorrem no uso da

A
técnica fordista, com treinamento em altas tecnologias e difusão do capital pelo território.
B
linha de montagem, com capacitação da mão de obra em países centrais e aumento das discrepâncias regionais.
C
robotização, com melhorias nas condições de trabalho e remuneração em empresas no Sudeste asiático.
D
produção just in time, com territorialização das indústrias em países periféricos e manutenção das bases de gestão nos países centrais.
E
fabricação em grandes lotes, com transferências financeiras de países centrais para países periféricos e diminuição das diferenças territoriais.

Gabarito comentado

Marcelo SaraivaProfessor de Atualidades, formado em História (UFF) e Geografia (UFF)
Geografia da indústria e tecnologia é tema recorrente e complexo devido a sua natureza extremamente dinâmica. O texto de apoio aborda a intensa competição global que causa constantes redefinições em diversos aspectos da vida contemporânea. O enunciado busca a alternativa que seja responsável pela redefinição produtiva e impacto territorial descrito no texto de apoio.
Análise das alternativas:

A) A técnica fordista remete ao início do século XX enquanto o fenômeno descrito no texto tem sua cronologia iniciada no último quarto do mesmo século. 


B) Países centrais não são os melhores locais para a implantação de grandes linhas de montagem devido aos custos de produção e remuneração de mão-de-obra. 

C) A robotização reduz a necessidade de trabalhadores, mas é fenômeno observado em todo o mundo e não apenas no Sudeste asiático.
D) O desenvolvimento do meio técnico-científico-informacional permite a descentralização dos processo produtivos. O just in time racionaliza a produção, reduz estoques e planeja globalmente a entrada de insumos e saída de produtos.  Isto significa a distribuição de unidades de fabricação por países periféricos onde os custo são mais baixos e a  manutenção das unidades desenvolvedoras nos países centrais que concentram também os processos decisórios sobre as atividades. Alternativa correta. 
E) O modelo citado no texto aprofunda as diferenças territoriais ao distribuir em países periféricos a produção e manter o planejamento e gestão concentrados em países centrais. 
 



Gabarito do professor: D

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo