Questão 4f4319bc-6e
Prova:UEPB 2009
Disciplina:Geografia
Assunto:Geografia Física, Hidrografia

                Imagem 020.jpg

A partir do relato do autor podemos identificar que

A
o rio Paraíba, por ser temporário, não teve importância econômica no processo de ocupação do território paraibano e era visto pela população ribeirinha como uma coisa má e insignificante do ponto de vista identitário.
B
o processo de degradação do rio Paraíba não é recente e que a retirada da mata ciliar contribui para o seu assoreamento e o alargamento de suas margens, o que passou a ter como consequência as grandes enchentes.
C
o rio Paraíba precisou de um projeto de engenharia para corrigir o seu leito, tornar suas margens mais largas e com isso controlar as enchentes que prejudicavam toda a população ribeirinha.
D
a utilização das várzeas do rio Paraíba pela plantation da batata-doce, voltada para exportação, contribuiu enormemente para o assoreamento do seu leito e a devastação das suas margens.
E
o desequilíbrio ecológico ocorrido com a propagação do junco que passou a ocupar o leito do rio Paraíba fez com que o Paraíba deixasse de ser um rio caudaloso, como fora no passado, e se transformasse num rio seco.

Gabarito comentado

Melina Campos LimaProfª de Direito Internacional da UFRJ, Mestra e Doutora em Economia Política Internacional - UFRJ
O rio Paraíba é temporário somente em algumas partes de seu curso – a partir do médio curso ele é perene, ou seja, tem água o ano inteiro, inclusive no período de seca. Além disso, o rio Paraíba tem grande importância econômica, sendo que sua bacia é a segunda maior do Estado da Paraíba e passa pelas principais cidades do estado, incluindo Campina Grande e João Pessoa. Cerca de 50% da população da Paraíba vive em cidades banhadas pelo rio, de modo que ele também teve um papel importante no estabelecimento da população ao longo de seu curso, não sendo, portanto, insignificante do ponto de vista identitário. A alternativa (A) está incorreta. 

A degradação ambiental contribui para agravar problemas como as enchentes no rio Paraíba, que causam grandes estragos nas cidades afetadas. A alternativa (B) está correta. 

O alargamento das margens não foi resultado de obra, mas da degradação ambiental decorrente da retirada da mata ciliar (mata que fica nos arredores do rio). O que foi feito com o objetivo de reduzir as enchentes foi a construção do Açude Boqueirão, no curso médio do rio. Isso amenizou a ocorrência de enchentes, mas não pôs fim nesse problema. A alternativa (C) está incorreta. 

A plantação de batata doce que existe no Estado da Paraíba não é voltada para exportação. A alternativa (D) está incorreta. 

Embora o rio Paraíba seja menos caudaloso atualmente do que no passado, isso se deve ao assoreamento, que ocorre, em grande parte, por causa do desmatamento da mata ciliar, gerando o alargamento do rio e a consequente diminuição da sua profundidade. A alternativa (E) está incorreta.

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo