Questão 4e3fc446-fd
Prova:
Disciplina:
Assunto:
Os conectivos sublinhados nos trechos “posto que as fotos passaram a ser produzidas em
máquinas digitais” e “que, anos depois, será difícil precisar”, tendo em vista as relações sintático-semânticas estabelecidas no texto, introduzem, respectivamente, orações que exprimem ideia de
Os conectivos sublinhados nos trechos “posto que as fotos passaram a ser produzidas em
máquinas digitais” e “que, anos depois, será difícil precisar”, tendo em vista as relações sintático-semânticas estabelecidas no texto, introduzem, respectivamente, orações que exprimem ideia de
Jornais impressos são coisas palpáveis, concretas, estão materializados em papel. No papel
está seu suporte físico. Do papel, assim como da tinta, podem-se examinar a idade e a autenticidade.
Já em televisão, como em toda forma de mídia eletrônica, é cada vez mais difícil encontrar o suporte
físico original da informação. A bem da verdade, na era digital, quando já não se tem mais sequer o
negativo de uma fotografia, posto que as fotos passaram a ser produzidas em máquinas digitais,
praticamente não há mais o suporte físico primeiro, original, do documento que depois será objeto de
pesquisa histórica. São tamanhas as possibilidades de alteração da imagem digital que, anos depois,
será difícil precisar se aquela imagem que se tem corresponde exatamente à cena que foi de fato
fotografada. E não se terá um negativo original para que seja tirada a prova dos nove.
Eugênio Bucci e Maria R. Kehl, Videologias: ensaios sobre televisão. São Paulo: Boitempo, 2004
Jornais impressos são coisas palpáveis, concretas, estão materializados em papel. No papel
está seu suporte físico. Do papel, assim como da tinta, podem-se examinar a idade e a autenticidade.
Já em televisão, como em toda forma de mídia eletrônica, é cada vez mais difícil encontrar o suporte
físico original da informação. A bem da verdade, na era digital, quando já não se tem mais sequer o
negativo de uma fotografia, posto que as fotos passaram a ser produzidas em máquinas digitais,
praticamente não há mais o suporte físico primeiro, original, do documento que depois será objeto de
pesquisa histórica. São tamanhas as possibilidades de alteração da imagem digital que, anos depois,
será difícil precisar se aquela imagem que se tem corresponde exatamente à cena que foi de fato
fotografada. E não se terá um negativo original para que seja tirada a prova dos nove.
Eugênio Bucci e Maria R. Kehl, Videologias: ensaios sobre televisão. São Paulo: Boitempo, 2004
A
concessão e explicação.
B
finalidade e conformidade.
C
condição e tempo.
D
modo e conclusão.
E
causa e consequência.