Questão 4bf8311d-7a
Prova:ENEM 2010
Disciplina:Biologia
Assunto:Problemas ambientais e medidas de conservação, Ecologia e ciências ambientais

Um agricultor, buscando o aumento da produtividade de sua lavoura, utilizou o adubo NPK (nitrogênio, fósforo e potássio) com alto teor de sais minerais. A irrigação dessa lavoura é feita por canais que são desviados de um rio próximo dela. Após algum tempo, notou-se uma grande mortandade de peixes no rio que abastece os canais, devido à contaminação das águas pelo excesso de adubo usado pelo agricultor.

Que processo biológico pode ter sido provocado na água do rio pelo uso do adubo NPK?

A
Lixiviação, processo em que ocorre a lavagem do solo, que acaba disponibilizando os nutrientes para a água do rio.
B
Acidificação, processo em que os sais, ao se dissolverem na água do rio, formam ácidos.
C
Eutrofização, ocasionada pelo aumento de fósforo e nitrogênio dissolvidos na água, que resulta na proliferação do fitoplâncton.
D
Aquecimento, decorrente do aumento de sais dissolvidos na água do rio, que eleva sua temperatura.
E
Denitrificação, processo em que o excesso de nitrogênio que chega ao rio é disponibilizado para a atmosfera, prejudicando o desenvolvimento dos peixes.

Gabarito comentado

Anna Caroline MoraisProfessora de Biologia e Mestre em Biologia Marinha pela UFF
A questão fala sobre o uso do adubo NPK em uma lavoura, que provocou a morte de muitos peixes em rios próximos pela contaminação das águas com o excesso de NPK usado pelo agricultor. O NPK é um fertilizante rico em nitrogênio, fósforo e potássio, substâncias orgânicas que auxiliam em nutrientes para plantações. O uso desse adubo fertilizante em excesso pode poluir as águas, criando um local propício para a propagação de agentes patogênicos e para o processo de eutrofização. A eutrofização é a proliferação excessiva de algas microscópicas pelo excesso de alimento, formando uma camada densa que impede a passagem de luz. Os vegetais abaixo dessa camada encontram dificuldade na realização da fotossíntese, reduzindo assim a quantidade de oxigênio para a respiração de peixes e mamíferos aquáticos, levando-os à morte. Esse excesso de matéria orgânica nas águas pode comprometer todo o equilíbrio ecológico. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. São Paulo: Ática, 2011)

Qual seria o processo biológico no rio provocado pelo uso de NPK?
a) Lixiviação, processo em que ocorre a lavagem do solo, que acaba disponibilizando os nutrientes para a água do rio. Esse processo erosivo lava o solo superficialmente, não disponibilizando nutrientes para a água. Incorreta.
b) Acidificação, processo em que os sais, ao se dissolverem na água do rio, formam ácidos.
Esse processo resulta da diminuição do pH nos oceanos pelo aumento do CO2, aumentando sua acidez. O uso do NPK não interfere nesse processo. Incorreta.
c) Eutrofização, ocasionada pelo aumento de fósforo e nitrogênio dissolvidos na água, que resulta na proliferação do fitoplâncton.
Esse processo ocorre pela proliferação excessiva de algas, causada pela grande quantidade de compostos ricos em fósforo e nitrogênio (NPK). CORRETA.
d) Aquecimento, decorrente do aumento de sais dissolvidos na água do rio, que eleva sua temperatura.
O processo de aquecimento ocorre pelo aumento da temperatura dos oceanos, decorrente do aumento do efeito estufa do planeta. Incorreta.
e) Denitrificação, processo em que o excesso de nitrogênio que chega ao rio é disponibilizado para a atmosfera, prejudicando o desenvolvimento dos peixes.
Esse processo é realizado por bactérias que transformam o nitrato em N2, devolvendo para a atmosfera e não tem interferência na mortalidade dos peixes. Incorreta

Gabarito do professor: Letra C.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo