Analise as frases a seguir.
“O ideal é utilizar remédios para dormir uma vez
ou outra e, mesmo assim, de formulações mais leves, com menor potencial de causar dependência",
diz Balbuena.
Segundo a moderna teoria das finanças, o preço
de uma ação é caracterizado por um processo estatístico chamado passeio aleatório, ou seja, a cada
momento do tempo a formação do preço acontece
de forma aleatória.
Isso será possível desde que você e eu nos
manifestemos abertamente, pois nossa manifestação, quando multiplicada, gerará a necessária mudança da opinião pública sobre o assunto.
As ofertas precisam ser homologadas antes de
os vencedores serem oficialmente divulgados.
As expressões destacadas expressam, respectivamente, relações de:
Analise as frases a seguir.
“O ideal é utilizar remédios para dormir uma vez ou outra e, mesmo assim, de formulações mais leves, com menor potencial de causar dependência", diz Balbuena.
Segundo a moderna teoria das finanças, o preço de uma ação é caracterizado por um processo estatístico chamado passeio aleatório, ou seja, a cada momento do tempo a formação do preço acontece de forma aleatória.
Isso será possível desde que você e eu nos manifestemos abertamente, pois nossa manifestação, quando multiplicada, gerará a necessária mudança da opinião pública sobre o assunto.
As ofertas precisam ser homologadas antes de os vencedores serem oficialmente divulgados.
As expressões destacadas expressam, respectivamente, relações de:
Gabarito comentado
Tema central: Esta questão aborda as orações subordinadas adverbiais e o reconhecimento das diferentes relações de sentido estabelecidas por expressões como para, segundo, desde que e antes de. É fundamental, em provas de vestibular e concursos, saber identificar finalidade, conformidade, condição e temporalidade.
Justificativa da alternativa correta (D):
1) "para" — Finalidade: Indica o propósito de utilizar remédios (utilizar remédios para dormir). Segundo Bechara, a oração subordinada adverbial final sempre responde à pergunta "Para quê?".
2) "segundo" — Conformidade: Expressa que algo está de acordo com a moderna teoria das finanças. Como destaca Cunha & Cintra, conjunções como “segundo” introduzem a ideia de conformidade ou acordo.
3) "desde que" — Condição: Basta analisar: será possível desde que haja manifestação. Ou seja, a realização da ação depende de uma condição. “Desde que”, nesta acepção, é equivalência de “se”, introduzindo oração subordinada adverbial condicional (Bechara).
4) "antes de" — Temporalidade: Indica o momento para a homologação, situando a ação no tempo em relação a outra (antes de os vencedores serem divulgados). É oração subordinada adverbial temporal.
Análise das alternativas incorretas:
(A) Consequência, finalidade, concessão, temporalidade — A maioria das relações foi classificada incorretamente; por exemplo, “para” não expressa consequência.
(B) Proporcionalidade, concessão, conformidade, condição — Não há ideias de proporcionalidade (“quanto mais... mais...”) ou concessão (“apesar de...”).
(C) Consequência, concessão, causalidade, condição — Troca relações: “para” não é consequência, “desde que” não é causalidade.
Dica para a prova: Sempre leia atentamente os conectivos: eles determinam o sentido das frases e frequentemente caem como pegadinhas (por exemplo, confundir “desde que” como temporal em vez de condicional).
Segundo gramáticas de referência (Bechara; Cunha & Cintra), dominar a identificação desses elementos é fundamental para interpretar textos e garantir sucesso em questões de sintaxe.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!






