Questão 420d07eb-ea
Prova:ULBRA 2012
Disciplina:Literatura
Assunto:Modernismo, Escolas Literárias

Leia o fragmento abaixo e marque a resposta correta.


- Está vendo aquele umbu, lá embaixo, à direita do coxilhão?
Pois ali é a tapera do Mariano. Nunca vi pêssegos mais bonitos que os que amadurecem naquele abandono; ainda hoje os marmeleiros carregam, que é uma temeridade!
Mais para baixo, como umas três quadras, há uns olhos-d'água, minando as pedras, e logo adiante uns coqueiros; depois pega um cordão de araçazeiros. Diziam os antigos que ali encostado havia um lagoão mui fundo onde até jacaré se criava.
Eu, desde guri conheci o lagoão já tapado pelos capins, mas o lugar sempre respeitado como um tremedal perigoso: até contavam de um mascate que aí atolou-se e sumiu-se com duas mulas cargueiras e canastras e tudo...
Mais de uma rês magra ajudei a tirar de lá; iam à grama verde e atolavam-se logo, até a papada.
Só cruzam ali por cima as perdizes e algum cusco leviano.
Com certeza que as raízes do pasto e dos aguapés foram trançando uma enrediça fechada, e o barro e as folhas mortas foram-se amontoando e, pouco a pouco, capeando, fazendo a tampa do sumidouro.
E depois nunca deram desgoto na ponta do lagoão, porque, se dessem, a água corria e não se formaria o mundéu...
Mas, onde quero chegar: vou mostrar-lhe, lá, bem no meio do manantial, uma cousa que vancê nunca pensou ver; é uma roseira, e sempre carregada de rosas...
Gente vivente não apanha as flores porque quem plantou a roseira foi um defunto... e era até agouro um cristão enfeitar-se com uma rosa daquelas!...

A
O fragmento acima pertence ao conto No Manantial, de Simões Lopes Neto; é narrado em terceira pessoa, com substrato folclórico e o emprego literário de fala dialetal que confronta o homem e a natureza.
B
O fragmento acima foi subtraído do conto Trezentas onças, de Simões Lopes Neto. Narra as reflexões do velho peão Blau Nunes sobre a vida no campo, infundindo uma qualidade simbólica ao mundo imaginário.
C
O trecho pertence à obra Vidas Secas, de Graciliano Ramos, que trata da vida agreste em que o homem traça um itinerário geográfico em busca de paragens típicas.
D
O excerto foi retirado da obra Tapera, de Alcides Maya, é testemunho histórico e revelação psicológica da vida campeira.
E
O trecho foi subtraído da obra Porteira Fechada, de Cyro Martins, e narra os momentos de reflexão de Guedes, homem maduro, que busca a sobrevivência a qualquer preço, mas luta com seus princípios éticos.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo