Questão 41420dd7-be
Prova:ENEM 2016
Disciplina:Geografia
Assunto:Urbanização, Urbanização em países subdesenvolvidos

Relacionando as informações do mapa com o processo de ocupação brasileiro, as áreas de maior precariedade estão associadas

A
ao fenômeno da marcha para o oeste.
B
à divergência de poderes políticos locais.
C
ao processo de ocupação imigratória tardia.
D
à presença de espaços de baixo potencial produtivo.
E
a baixos investimentos públicos em equipamentos urbanos.

Gabarito comentado

Sávia CordeiroMestre em Direito Constitucional (PUC-Rio) e Assessora da Secretaria de Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro

-> A letra A está errada. Criada por Getúlio Vargas durante o Estado Novo, a Marcha para o Oeste visava ocupar e desenvolver o interior do Brasil. Teve êxito na ocupação do centro-oeste, com a instalação de diversas colônias agrícolas.  No mapa, verifica-se que a região do Centro Oeste possui baixa taxa de domicílios precários.

 -> A letra B está errada. Durante o processo de ocupação do território brasileiro, houve divergência de poderes políticos locais em diferentes áreas que não necessariamente resultaram em alta taxa de domicílios precários.

 ->A letra C está errada. Algumas áreas com altas taxas de domicílios precários receberam imigrantes já no final do século XIX, em razão do boom da borracha na região Amazônica.

-> A letra D está errada. A região amazônica tem grande potencial produtivo, mas está entre as áreas com alta taxa de domicílios precários.

 -> A letra E está correta. O fator principal que levou as áreas assinaladas no mapa a apresentar alta taxa de domicílios precários é a negligência do poder público no processo de urbanização. A falta de investimento público impacta na qualidade das moradias.


Gabarito do professor: Letra E.


Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo