Considerando-se a expansão do Islamismo, a partir de aspectos numéricos e geográficos, conclui-se corretamente que:
Considerando-se a expansão do Islamismo, a partir de aspectos numéricos e geográficos, conclui-se corretamente que:
Gabarito comentado
Como se pode observar no mapa, os muçulmanos estão distribuídos geograficamente em diversos continentes do mundo, o que impossibilita que sejam todos da mesma etnia. Há muçulmanos de origem árabe, africanos brancos (principalmente África mediterrânea), africanos negros (principalmente África subsaariana), asiáticos, além dos muçulmanos em países ocidentais, que são, sobretudo, imigrantes das regiões anteriormente citadas. A alternativa (A) está incorreta.
O Islã não se encontra estabilizado, mas, sim, crescendo numérica e geograficamente. Uma das causas de crescimento do Islamismo é a taxa de crescimento populacional. Nos países onde essa religião é predominante, a taxa de natalidade é alta se comparada a regiões desenvolvidas do planeta, como a Europa e a América do Norte. Além disso, deve-se considerar, também, que imigrantes islâmicos nos países desenvolvidos tendem a ter mais filhos do que os nacionais desses países, o que faz com que a população islâmica cresça proporcionalmente mais do que a população nativa de países que recebem muitos imigrantes islâmicos. A alternativa (B) está incorreta.
A modernização da sociedade não é empecilho para o crescimento do islamismo. Como a taxa de natalidade das populações onde o islamismo predomina é maior do que na maioria dos países ocidentais, a religião cresce, a despeito da modernização tecnológica ou cultural pela qual o mundo passa. A alternativa (C) está incorreta.
Observa-se que muitos países que têm maioria da população cristã têm, também, populações muçulmanas, como países da Europa e os Estados Unidos. A explicação para isso é a imigração crescente de muçulmanos para esses países. Embora esse tipo de população não seja muito bem-vindo nos países ocidentais como residentes, a imigração continua. Além disso, esses imigrantes tendem a ter mais filhos do que a população nativa dos países, o que também colabora para o crescimento da população islâmica no mundo. A alternativa (D) está correta.
China e Índia são os países mais populosos do mundo, e, apesar de haver população muçulmana neles, não é a maioria. Segundo o mapa, de 1% a 5% da população chinesa são muçulmanos e de 5% a 50% da população da Índia seguem a religião. A alternativa (E) está incorreta.