Durante o Estado Novo, por nomeação do
presidente Getúlio Vargas, o comando político
do Paraná esteve a encargo dos interventores
Abilon de Souza Naves e Moisés Lupion.
Ao longo das primeiras décadas do século XX, o
Paraná viveu complexo processo de colonização de
amplas faixas territoriais, que alguns intérpretes, em
razão de formas de ocupação anteriores, definem
como reocupação. Sobre a história do Paraná no
citado período, assinale o que for correto.
Gabarito comentado
Resposta correta: E — Errado
Tema central: o enunciado aborda o período do Estado Novo (1937–1945) e a atuação de interventores federais nos governos estaduais — figura política incumbida pelo presidente para substituir governadores eleitos. Para resolver questões assim é preciso conhecer cronologias e nomes oficiais dos interventores do Paraná.
Por que a afirmação é errada?
A afirmação mistura nomes e atribuições que não correspondem às listas oficiais e à historiografia do Paraná. Embora seja verdade que, no Estado Novo, o presidente Getúlio Vargas nomeou interventores para administrar os estados, os nomes citados no enunciado não são a representação correta do comando do Paraná naquele período segundo registros oficiais (Lista de interventores/governadores do Governo do Estado do Paraná) e estudos do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná.
Em síntese: o mecanismo apresentado (nomeação presidencial de interventores) é real, mas os nomes indicados no enunciado não coincidem com os interventores registrados para o Paraná durante o Estado Novo — por isso a alternativa é Errada.
Dica de prova: em questões de Certo/Errado sobre governos e nomes, confira mentalmente três pontos: 1) intervalo cronológico (1937–1945); 2) se a figura era, de fato, interventor e naquele período; 3) grafia correta dos nomes (pegadinhas frequentes). Use listas oficiais do governo estadual e obras do IHGP como fonte rápida de verificação.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!



