Atente para as seguintes afirmações:
I. Diferentemente do entusiasmado poema de Pablo
Neruda dedicado a Stalingrado, o de Drummond
exprime com menor vigor o esforço ingente dos
russos ao defenderem a cidade dos ataques
nazistas.
II. O poema de Drummond “Carta a Stalingrado” pode
ser visto, do ponto de vista do gênero, como uma
combinação da vocação lírica do poeta com uma
visada enérgica de um momento crucial da Segunda Guerra.
III. O poema “Canto a Stalingrado”, de Pablo Neruda,
não deixava de expressar uma preocupação estratégica no momento em que os nazistas assediavam
a cidade soviética.
Em relação ao texto, está correto o que se afirma em
Atente para as seguintes afirmações:
I. Diferentemente do entusiasmado poema de Pablo Neruda dedicado a Stalingrado, o de Drummond exprime com menor vigor o esforço ingente dos russos ao defenderem a cidade dos ataques nazistas.
II. O poema de Drummond “Carta a Stalingrado” pode ser visto, do ponto de vista do gênero, como uma combinação da vocação lírica do poeta com uma visada enérgica de um momento crucial da Segunda Guerra.
III. O poema “Canto a Stalingrado”, de Pablo Neruda, não deixava de expressar uma preocupação estratégica no momento em que os nazistas assediavam a cidade soviética.
Em relação ao texto, está correto o que se afirma em
Considere o texto abaixo.
Deve ter sido importante para Drummond o poema do
escritor chileno Pablo Neruda, lido na cidade do México em
1942 e logo depois afixado em cartazes nas ruas da cidade:
“Canto a Stalingrado”. O poema de Neruda não fala de vitória, e
sim de resistência, além de clamar de modo indignado pela
abertura da Segunda Frente que viria aliviar a União Soviética
da pressão nazista. Já na “Carta a Stalingrado”, de Drummond,
o núcleo propriamente do poema se espraia tanto para o lado
épico, que relaciona a vitória de Stalingrado aos destinos da
humanidade, como para o lado lírico, em que a batalha é vista a
partir das suas ressonâncias no “eu”.
(MOURA, Murilo Marcondes de. O mundo sitiado. São Paulo:
Editora 34, 2016, p. 128)
Considere o texto abaixo.
Deve ter sido importante para Drummond o poema do escritor chileno Pablo Neruda, lido na cidade do México em 1942 e logo depois afixado em cartazes nas ruas da cidade: “Canto a Stalingrado”. O poema de Neruda não fala de vitória, e sim de resistência, além de clamar de modo indignado pela abertura da Segunda Frente que viria aliviar a União Soviética da pressão nazista. Já na “Carta a Stalingrado”, de Drummond, o núcleo propriamente do poema se espraia tanto para o lado épico, que relaciona a vitória de Stalingrado aos destinos da humanidade, como para o lado lírico, em que a batalha é vista a partir das suas ressonâncias no “eu”.
(MOURA, Murilo Marcondes de. O mundo sitiado. São Paulo: Editora 34, 2016, p. 128)