Questão 32d4852b-58
Prova:UNESP 2018
Disciplina:Biologia
Assunto:Estrutura e fisiologia da Membrana Plasmática, Moléculas, células e tecidos

A resposta das células a pulsos elétricos sugere que a membrana plasmática assemelha-se a um circuito elétrico composto por uma associação paralela entre um resistor (R) e um capacitor (C) conectados a uma fonte eletromotriz (E). A composição por fosfolipídios e proteínas é que confere resistência elétrica à membrana, enquanto a propriedade de manter uma diferença de potencial elétrico, ou potencial de membrana, é comparável a um capacitor.

(Eduardo A. C. Garcia. Biofísica, 2002. Adaptado.)


A figura mostra a analogia entre um circuito elétrico e a membrana plasmática.



A diferença de potencial elétrico na membrana plasmática é mantida

A
pelo bombeamento ativo de íons promovido por proteínas de membrana específicas.
B
pela difusão facilitada de íons através de proteínas canais que transpassam a membrana.
C
pela constante difusão simples de íons por entre as moléculas de fosfolipídios.
D
pela transferência de íons entre os meios extra e intracelular por processos de endocitose e exocitose.
E
pelo fluxo de água do meio mais concentrado em íons para o meio menos concentrado.

Gabarito comentado

Anna Caroline MoraisProfessora de Biologia e Mestre em Biologia Marinha pela UFF
A questão fala de uma analogia entre um circuito elétrico e uma membrana plasmática, onde fosfolipídeos e proteínas conferem resistência elétrica, e a diferença de potencial elétrico compara-se a um capacitor. Questiona-se como a diferença de potencial elétrico (capacitor) na membrana é mantida. O potencial elétrico é a energia necessária para mover uma carga de um ponto a outro. Na representação da membrana plasmática, seria a energia necessária para movimentar substâncias de um lado para o outro da membrana, e o tipo de transporte que gasta energia é o transporte ativo. Nesse transporte, o movimento de substâncias pela membrana ocorre do meio menos concentrado para o mais concentrado, contra o gradiente de concentração. Esse transporte depende de proteínas especiais que se combinam com outras substâncias do outro lado da membrana, e a energia necessária é obtida em forma de ATP. A diferença de potencial elétrico é mantida pelo transporte ativo (exemplo da bomba sódio e potássio) que é realizado através das proteínas específicas transportadoras. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. São Paulo: Ática, 2011)



Analisando as alternativas, a diferença de potencial elétrico é mantida por:
a) pelo bombeamento ativo de íons promovido por proteínas de membrana específicas. Os íons são transportador através de proteínas específicas, que levam as substâncias de um lado para o outro com gasto de energia em ATP. CORRETA.
b) pela difusão facilitada de íons através de proteínas canais que transpassam a membrana. A difusão facilitada não gera gasto de energia, não realizando uma diferença de potencial elétrico. Incorreta.
c) pela constante difusão simples de íons por entre as moléculas de fosfolipídios. A diferença de potencial elétrico ocorre através de transporte ativo, com gasto de energia, e a difusão é um tipo de transporte passivo, sem gasto de energia. Incorreta.
d) pela transferência de íons entre os meios extra e intracelular por processos de endocitose e exocitose. Esses processos são tipos de transporte ativo, com gasto de energia, mas não possuem proteínas de membrana específicas, não conferindo resistência elétrica. Incorreta.
e) pelo fluxo de água do meio mais concentrado em íons para o meio menos concentrado. As proteínas de canal são as que apresentam um canal aquoso durante toda a membrana (difusão). Incorreta.

Gabarito do professor: Letra A.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo