Questão 32b23070-77
Prova:UECE 2021
Disciplina:Espanhol
Assunto:Tempos Verbais do Indicativo | Tiempos Verbales del Indicativo (Presente, Pretérito Perfecto Simple o Compuesto, Pretérito Imperfecto, Pretérito Pluscuamperfecto, Futuro Simple o Compuesto), Verbos | Verbos

Los tiempos verbales que exigen la énclisis son 

A
infinitivo, gerundio y participio.
B
infinitivo, gerundio e imperativo.
C
presente, participio e imperativo.
D
presente, condicional y futuro.

Gabarito comentado

Anna Carolina Land Formada em Letras pela UFOP. Mestra em Linguística pela UERJ. tradutora, revisora de textos e professora de inglês e espanhol.
Ênclise e próclise referem-se a duas posições diferentes dos pronomes átonos. Em língua espanhola, há também a perífrase verbal. Vamos identificar cada uma delas de acordo com o que o Diccionario de la Lengua Española, da Real Academia Española, nos diz a respeito das posições dos pronomes átonos:

.

a) Próclise: o pronome aparece antes do verbo. Aparece em todos os tempos verbais, com exceção do imperativo afirmativo. Ex.: Su papá le ofreció un helado. / Ojalá me compres un perrito.

.

b) Ênclise: o pronome aparece após o verbo e colado a ele. Só é possível nos modos gerúndio, infinitivo e quando o verbo está  no imperativo afirmativo. 

Ex.: “La sorpresa, quiero hacértela." 

“Estoy contándole la verdad al cura."

melo.

.

c) Perifrase: o pronome vem “colado" ao verbo ou antes de seu auxiliar. 

Ex.: te quiero ver / quiero verte.

“Vas a venirte" (Anitta)  /  Te vas a venir

.

.

Portanto, os únicos momentos em que podemos usar a ênclise em língua espanhola são quando o verbo está em modo gerúndio, modo infinitivo ou no imperativo afirmativo.


.

.

Gabarito da Professora: Letra B.


Estatísticas

Questões para exercitar

Dicas de estudo